Tem ouvido falar muito sobre este termo? Isto é devido á importância do mesmo, pois através do SEO sua loja é indexada nos sites buscadores, ou seja, o SEO de sua loja irá definir se sua loja será ou não, encontrada no Google, por exemplo.
Deu para notar o quão importante é o SEO, não é? Sabemos que a grande maioria dos internautas, antes de realizarem uma compra, pesquisam pelo item desejado em sites de buscas, desta maneira se você almeja o sucesso, é preciso que sua loja esteja em tais sites.
Agora, além de apenas “estar” nos sites buscadores, seria ótimo que sua loja estivesse na primeira ou nas primeiras páginas de pesquisa, não acha?
Este processo é mais trabalhoso, isto porque o grande impulsionador de ranqueamento são os cliques (acessos), e para conseguir cliques dois itens são imprescindíveis, sendo eles:
- Realize uma vasta pesquisa sobre palavras chaves a fim de identificar qual configuração deverá fazer em sua loja para que seja encontrado no Google, mesmo que ainda não tenha sua loja posicionada nas primeiras páginas.
- Desenvolva o Título e Descrição de sua loja de maneira atrativa, que desperte a curiosidade em seu cliente, basicamente, desenvolva um título e descrição que farão com que os internautas cliquem e acessem sua loja virtual através dos sites de busca, isto irá influenciar muito no ranqueamento da loja junto ao Google.
Mas vale lembrar que a metatag não deve ser criada apenas pensando nos sites buscadores, pois há dois pontos principais a serem validados, os sites buscadores, mas também as pessoas! Isto mesmo, sua Metatag deverá ser relevante, chamativa, atrativa, curiosa, entre outros pontos que irão atrair o cliente a clicar e acessar sua loja, mas não poderá deixar de conter por exemplo as palavras chaves, para que também seja “atraente” para os sites buscadores.
- Para configurar tais opções acesse Minha Loja >> SEO – Indexação da Loja >> Metatags (aba);
- O primeiro item é referente ao Título Da Loja, este título é apresentado na própria aba do navegador conforme imagem abaixo (e nos sites buscadores ele é apresentado com uma fonte maior e em azul, conforme na segunda imagem abaixo);
- Já em “Descrição” deverá preencher as informações que serão apresentadas junto aos sites buscadores, conforme imagem abaixo, então recomenda-se que seja preenchido com um pequeno “resumo” do que será encontrado em seu site (loja virtual);
- Palavras Chave: Deverá preencher as palavras chave que irão auxiliar na localização de sua loja junto aos sites buscadores;
- Descrição de Catálogo: Você poderá inserir as informações desejadas neste campo, lembrando que o mesmo já vem preenchido por padrão com duas tags;
- Descrição Busca: Este campo também já vem preenchido por padrão mas também permite edições caso deseje;
Pouco mais abaixo há três campos onde você poderá clicar ao lado direito para visualizar as tags para utilização conforme indicado na imagem acima, lembrando que ao utilizar algumas das tags ali encontradas, as mesmas serão alteradas automaticamente para a informação da qual a mesma é referente, por exemplo, se inserir [nome_produto] a mesma será alterada pelo nome do próprio produto.
As informações preenchidas serão apresentadas no título de cada página de acordo com seu “tipo” como produtos, categorias e buscas.
Em primeiro momento até parece complicado, mas ao começar a trabalhar tais opções de sua loja você verá que é mais simples do que parece, além de ter uma enorme influência na publicidade de sua loja e produtos devido a indexação!
META DESCRIPTION – DESCRIÇÃO GERAL
Descrição é um breve texto que aparece logo abaixo nos resultados encontrados pelos sites de buscas (Google / Bing / Entre outros). Sua função é anunciar o que o consumidor ira encontrar ao acessar esta página.
Ao elaborar a Descrição da sua loja virtual, faça um resumo bem atrativo (e sincero) do que estará oferecendo ao seu cliente, pois se mal feita, a taxa de rejeição e abandono serão bem maiores.
Veja um exemplo da Descrição utilizada pela Tray. Note que em poucas palavras, apresentamos a empresa, afim de mostrar o serviço oferecido e atrair acessos.
Uma Descrição bem feita, deve manter entre 140 e 160 caracteres.
Veja como inserir a Descrição na sua loja virtual:
Acesse: Minha loja >> SEO – indexação da loja.
Clique na aba Metatags.
É muito importante que você insira essas informações, pois auxiliam na apresentação de sua loja nos resultados dos buscadores.
OTIMIZAÇÃO DE BUSCA POR PRODUTO
Já ouviu falar de SEO? Se sim, você sabe a importância do mesmo, caso ainda não tenha ouvido falar, você descobrirá agora.
O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização Para Motores de Busca, ajuda e muito, na indexação de sua loja junto aos sites buscadores, como o Google, por exemplo.
E não fica só nisto, ao aplicar um ótimo SEO em sua loja, produtos e categorias, as chances de cliques são muito maiores, o que fará, sem dúvidas, com que o ranqueamento da loja nos sites buscadores aumente , devido a famosa “busca orgânica“, que não demanda investimento.
Mas, esteja ciente de que este é um processo de médio/longo prazo, ou seja, não significa que ao fazer um bom SEO em sua loja, na outra semana ou mês a mesma já estará indexada e com um bom ranqueamento.
Veja abaixo onde realizar estas configurações:
Acessar o menu (Produtos -> Produtos Cadastrados -> Seta ao lado de “editar” -> Opções Avançadas)
O próximo passo é acessar as opções avançadas e acessar o menu “SEO – Otimização de Busca”.
A primeira configuração é do Título da Página, nesta configuração será definido o título da página, que será exibida no navegador, quando a página do produto for acessada.
Em “Descrição simplificada”, é possível definir uma descrição, mais simplificada com aproximadamente 260 caracteres.
Em “Palavras-chaves”, define-se palavras chaves para o produto que irão ser utilizadas em sites de buscas. As palavras-chaves devem ser separadas por “,”.
Na URL de acesso, é possível definir uma URL personalizada para acessar o produto. Caso o produto não esteja mais sendo exibido na loja, tiver sido excluído, o sistema irá criar um redirecionamento automático na página deste produto, redirecionando para a página da categoria principal.
Importante: Não deixe de configurar o SEO de seus produtos e também da sua loja, pois está ferramenta auxilia na indexação nos sites buscadores.
OTIMIZAÇÃO DE BUSCA POR CATEGORIA
A seguir temos as configurações de SEO da Categoria.
a – Título da categoria: O título será utilizado pelos buscadores como o Google. Pode ser preenchido como por exemplo “Mulheres”. Neste caso, estou usando uma tag personalizada da plataforma chamada [nome_categoria]. Isso significa que o sistema irá colocar neste campo exatamente o nome da categoria que colocamos lá no segundo campo quando iniciamos o cadastro da categoria “MULHERES”. Isso lhe dá flexibilidade e mais agilidade no processo de cadastro e alteração futura.
Existem outras tags que podem ser usadas neste campo. Para ver quais são elas clique na opção “Tags disponíveis para título da categoria”, localizada do lado esquerdo;
Atenção: Todo o SEO é de extrema importância para o sucesso de uma loja virtual, desta maneira é altamente recomendado que sejam feitas pesquisas ou até mesmo a contratação de uma agência especializada no assunto, pois irá influenciar e muito na localização e consequentemente no ranqueamento de suas páginas nos sites buscadores como o Google, por exemplo.
b – Descrição completa (meta description): Coloque a descrição da categoria que você está criando. Seja o mais direto possível sobre o que contém sua categoria. Neste exemplo, simplificamos para “Categoria exclusiva para mulheres. Sua moda fashion”.
c – Palavras chaves (meta keywords): Coloque as palavras chaves relacionadas a esta categoria. Neste exemplo, usaremos: mulheres, roupas, sapatos, acessórios, moda, feminina, mulher
d – Endereço da categoria: Defina o endereço de sua categoria após o domínio de sua loja. Neste exemplo, usaremos “mulheres” que resultará no seguinte endereço: http://www.sualoja.com.br/mulheres.
Atente-se para as regras clicando no item :
Fonte: Tray
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