Objetivos gerais e específicos
- Entrada da nota fiscal de entrada.
- Processamento da nota fiscal.
Para darmos entrada na nota fiscal de compra, é necessário termos o XML da nota, ou ajustado o certificado digital da empresa, para utilizarmos o manifesto para confirmação das notas.
Caso haja a necessidade de destacar ICMS, IPI (tributações) é preciso que seja enviado um e-mail da contabilidade para o suporte, para que assim seja configurado corretamente a tributação do cliente conforme escritório de contabilidade passou.
Utilizando o XML:
Com o XML recebido e salvo na máquina, deverá ir ate o conversor de XML (Compras -> Conversor).
Selecione a operação de Compras, e em seguida, adicione o XML no botão inferior esquerdo da tela acima.
Ao adicionar o XML, poderá converter a nota, ao converte-lá, o processo seguinte será de cadastrar os produtos, caso já não estejam, ou referenciar os produtos da nota com algum já existente no estoque.
Caso o produto seja existente no estoque, e basta referencia-lo a outro, deve se selecionar o botão em anexo abaixo.
Quando selecionado, abrirá uma tela com todos os produtos já cadastrados.
Caso o produto da nota, seja um produto não existente, e tem a necessidade de cadastrar um novo, selecione o botão seguinte.
Quando este botão for selecionado, terá de efetuar o cadastro do produto com todos os campos preenchidos (caso falte algum campo necessário, o sistema não deixará prosseguir).
Após efetuar o cadastro de todos os produtos da nota, os produtos ficarão destacados, como o produto cadastrado abaixo (apenas um cadastrado para exemplo).
Verifique se todos os produtos estão gravados, se todos estiverem corretamente, pode gravar a tela de referenciamento de itens, assim, a etapa de conversão estará feita, o próximo processo será o de processamento da nota, que deverá ser efetuado pela tela de lançamentos de compras (Compras -> Compras -> Lançamento).
Quando acessar esta tela, verá que a nota está como aberta.
Selecione a nota aberta, e edite a mesma.
Quando selecionada para edição, deverá confirmar os dados da nota, como em anexo abaixo.
Confira os dados do fornecedor, a número da nota fiscal e os valores, caso estiverem corretos, confirme todos os campos, teclando Enter em todos os campos com valores, quando chegar no último campo (Total da Nota) o sistema vai dar a opção de ratear os descontos entre os itens da nota, selecione “sim” e avance para a tela de itens.
Avance para a tela de itens, confira os dados dos produtos.
Para melhor verificação, selecione o item e tecle F2 para a edição dos itens.
Quando conferir todos os dados dos produtos, poderá prosseguir para a última tela de processamento.
Verifique os dados do processamento, se o Valor calculado é igual ao Valor gravado, caso os dados estejam corretos, selecione a forma de pagamento, para habilitar o botão de confirmação, caso seja a prazo, será aberto a tela de lançamento de parcelas.
Após confirmado forma de pagamento, confirme a tela de processamento.
Após confirmar, o sistema solicitará se o cliente deseja processar esta nota, para assim, os produtos entrarem em estoque.
Após confirmar, os itens entrarão no estoque, e será gerado as duplicatas para o fornecedor, caso tenha sido gerado parcelas para o mesmo.
No Comments
Leave a comment Cancel