1. Metas e Comissões

Metas e comissões

O novo sistema de cálculo de metas e comissões implementado na 150.82, está substituindo todas as outras configurações de comissões existentes no ces_adm. A partir da configuração por essa nova tela, o operador poderá visualizar pela tela ou através de dois novos relatórios 1962 e 1963, futuramente poderão ter novos relatórios para atender a todos os clientes.

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Configuração
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A tela de configuração é acessível apenas com a senha do técnico, isso é requerido para evitar suportes e problemas devido à configuração incorreta que poderá ser feita pelo cliente. A seleção do funcionário pode ser feita um a um, selecionando por cargo ou todos juntos.

Ao selecionar mais de um, a configuração que estiver na tela será replicada para todos o funcionários selecionados.

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  1. Selecione um ou mais funcionários.
  2. Na primeira guia (Imagem 3) é feita a configuração das metas, essa configuração não é necessária para todos os tipos de comissão, ela é usada para gerenciamento de metas e obrigatória para a comissão por meta atingida (veremos mais a frente).
    • Selecione de onde irá buscar o funcionário, podendo ser do fechamento da venda ou do item.
    • Digite um valor de meta mensal e clique em confirmar, esse valor será dividido em cada dia da semana. A meta sempre será por dia da semana, a digitação de um valor mensal é apenas um atalho.
    • Se não quiser o valor mensal, pode digitar independentemente o valor para cada dia da semana.
    • Clique em gravar ou mude para a guia “Configuração de Comissões”.
  3. Na segunda guia “Configuração de comissões” (Imagem 4) é feita a configuração das comissões.
    1. Selecione o tipo da comissão:
      • Categoria: Pode ser utilizada tanto para o ADM quando para o PDV. Esse tipo de comissão utiliza um percentual para cada categoria, podendo ser único por categoria ou definir um percentual por faixa de desconto.
      • Sub Categoria: Pode ser utilizada tanto para o ADM quanto para o PDV. Esse tipo de comissão utiliza um percentual configurado para cada sub categoria.
      • Funcionário: Pode ser utilizada tanto para o ADM quando para o PDV. Para esse tipo de comissão é utilizado um percentual fixo para cada funcionário, ou, um percentual que pode variar por faixa de desconto aplicado a venda.
      • Manual: Esse modelo só pode ser utilizado no ADM, ele é definido de forma manual no lançamento da venda.
      • Manual Item: Esse modelo só pode ser utilizado no ADM e é definido de forma manual no lançamento do item na venda.
      • Meta: Esse modelo pode ser utilizado tando para ADM quando para PDV, ele é baseado no percentual da meta atingida pelo funcionário. Para este modelo, é obrigatório a configuração das metas na primeira guia, pois é ela quem vai definir a meta que o funcionário deve atingir para calcular a comissão.
    2. Selecione a origem do valor:
      • Total a prazo: Considera o valor a vista e total a prazo, ou seja, o total da pre venda no ato em que ela foi feita.
      • A prazo recebido: Considera o valor à vista mais o a prazo recebido, ou seja, em vendas a prazo só irá considerar as parcelas pagas no período.
      • Quitadas no período: Considera o total das vendas buscando pela data de quitação da mesma e não data da pré-venda.
      • IMPORTANTE: o Tipo de comissão paga pela meta atingida, só pode ser calculada em cima do valor total da venda, portanto para esse tipo, as demais origens do valor não estarão disponíveis.
    3. Selecione de onde irá buscar o funcionário:
      • Fechamento da venda: Pode ser utilizado no ADM ou PDV. Busca no funcionário definido na abertura ou fechamento da venda.
      • Lançamento do item na venda: Pode ser utilizado apenas no ADM. Utiliza o funcionário selecionado ao lançar o item. (Antigo Múltiplas Comissões)
      • Cadastro do cliente: Pode ser utilizado no ADM. Este modo usa o funcionário definido no cadastro do cliente e ignora o definido na venda.
      • Promotor: Pode ser utilizado no ADM. Utiliza para cálculo da comissão o promotor selecionado na venda no lugar o funcionário. Implica no parâmetro “Usa Promotor” ativo.
Metas
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Na imagem 5, pode ser vista a tela de metas, ela é composta pelo grupo de filtros, gráficos por mês, resumo anual do funcionário e gráficos por semana.

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No grupo de filtros temos:

  1. Cargo: Filtra a tela pelos funcionários de um determinado cargo.
  2. Mês e Ano: Filtra o realizado, ou seja, a coluna principal do gráfico por um determinado mês e ano. O Realizado compreende a meta atingida, ou seja, as vendas do período para o cargo e/ou funcionário selecionado.
  3. Comparar com Mês e Ano: O comparativo irá mostrar uma segunda coluna nos gráficos comparando com outro período selecionado neste filtro, por exemplo, o mês anterior.
  4. Gráfico em linhas, maker e logaritmo: Muda o estilo do gráfico, escolha o que mais lhe agrada.
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No segundo grupo de filtros temos:

  1. Funcionário: Selecione um funcionário para detalhar seus valores, mostrando um resumo anual ao lado esquerdo e um gráfico por semana abaixo.
  2. Semana: Seleciona a semana que deseja detalhar os dados.
  3. Comparar com: Selecione a semana para um comparativo de dados, podendo ser um semana no mês/ano do filtro “Comparar” do primeiro grupo de filtros.
Comissões
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Na tela de comissões (Imagem 8), o operador tem as opções para gerar e visualizar as comissões geradas. Ela possui um grupo de filtros e um grid para visualizar as informações.

Grupo de filtros:

  • Cargo: Filtra a tela pelos funcionários de um determinado cargo. É obrigatório.
  • Funcionário: Filtra por um funcionário específico. Não é obrigatório. Caso o funcionário desejado não seja listado, provavelmente ainda não foi feito o cálculo para ele (veremos abaixo) ou o cálculo não retornou nenhuma comissão para ele.
  • Data do cálculo: Irá mostrar as datas onde já foram efetuados algum cálculo de comissão. Se o período desejado não estiver sendo listado, faça o cálculo da comissão (Veremos abaixo).
Calculo
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O cálculo das comissões, não depende mais do dado gerado no momento da venda para nenhum dos modelos, agora é gerado algo semelhante a uma apuração fiscal. O sistema irá gerar as comissões de um determinado período com base nas configurações feitas e gravar no banco. Esses dados ficam inalterados, podendo ser consultados a qualquer momento. O cálculo da comissão pode ser refeito para um período desde que este seja o último gerado e não tenha sido contabilizado ainda.

Para executar o cálculo:

  1. Clique no botão “Calcular Comissões”. Esse procedimento irá abrir uma tela de filtros que serão utilizados para o cálculo.
    • Cargo: Selecione um cargo para gerar a comissão, este parâmetro é obrigatório.
    • Funcionário: Caso queira gerar para apenas um funcionário, pode utilizar este parâmetro para isso, ele não é obrigatório.
    • Período: Este vai ser o período de cálculo, serão consideradas as vendas feitas, parcelas baixadas e devoluções do período selecionado.
  2. Clique no botão “Calcular”, nesse momento diversas validações serão feitas e a comissão será calculada conforme a configurações feitas no início deste manual e considerando os filtros informados no passo 1.
  3. Após o cálculo feito, a tela será carregada.
Exibição e impressão
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Após o cálculo, o operador terá os dados separados por venda e parcela caso tenha optado pela base de cálculo “A prazo recebido”, ou, apenas por venda caso tenha optado por uma das outras formas de cálculo da base.

Para exibir um cálculo feito anteriormente, basta selecionar os filtros citados no início do tópico Comissões.

Devolução de venda

O valor da devolução do período será rateado entre a quantidade de produtos, portanto se uma venda possuir 10 produtos e outra possuir 5, a que tem 10 produtos terá um valor maior de devolução a ser abatido. Por esse motivo, no detalhamento, em alguns casos, a base de cálculo e valor de comissão de determinadas vendas pode ser negativa.

Relatórios

Para esse novo método de cálculo de comissões, foram criados dois novos relatórios, por enquanto estão disponíveis os relatórios 1962 e 1963 que podem ser acessados pelo botão “Relatórios”, futuramente poderão ser confeccionados outros a pedido do cliente.

Obs.: Relatórios antigos, apesar de exibirem dados eles poderão estar divergentes conforme o formato de comissão configurado, justamente esse é o problema que está sendo resolvido por essa ferramenta.

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