Este manual tem por objetivo a correta Instalação, configuração e utilização
desde o pedido feito no Ces_mobile até sua exportação para o ces_adm.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Instalação do ces_mobile(monitor).
Configuração inicial do ces_mobile(monitor).
Instalação do ces_mobile em dispositivo Android.
Configuração inicial do ces_mobile em seu Android.
Configuração de representante (funcionário).
Configuração de clientes para o representante.
Configuração de condições e tabelas de preços.
Atualização do monitor, baixa de pedidos e envio ao Ces_adm.
Configuração de portadores, condições, operações e tabelas de preços.
Outras configurações.
Sincronização e pedidos.
CONHECENDO O SISTEMA
O ces_mobile foi desenvolvido para a integração entre um dispositivo móvel e o ERP. Ele fornece um meio de emitir o pedido mais facilmente, tendo o cadastro de produtos, preços e clientes de uma forma acessível dando maior agilidade. Através do gerenciamento de retaguarda é possível verificar os pedidos realizados, fazer os devidos controles, emissões de relatórios e notas fiscais. Faz a integração com o sistema de laticínios atendendo a necessidade da coleta de leite. Também tem a integração com a coleta de resíduos e emissão de MTR.
PREPARATIVOS
Obtenha os arquivos de instalação do Ces_mobile através do site.
Na pasta onde foi instalado o ces_mobile(monitor), deve autorizar todos usuarios com todas permissões de controle. Para poder configurar e utilizar o mobile.
Botão direito do mouse>Propriedades>Segurança>Editar>Agora marque a opção “Permitir” em todas as flags de Permissões do Sistema para todos os usuarios. Depois selecione a opção “Avançadas” e marque a flag “Substituir todas as entradas de permissão de objetos filho por entradas de permissão herdáveis desse objeto”
No ces_adm deve estar marcado o parâmetro “ATIVAR PDA”.
CES_ADM
Cadastro de Funcionário (Representante)
Para que um funcionário atue como representante no Ces_mobile, é
necessário que ele esteja marcado como PDA no cadastro de funcionário do Ces_adm. Para isso acesse “Cadastros > Funcionário”, selecione o funcionário desejado e na tela “Dados do funcionário” marque o parâmetro “PDA”.
Clientes do Representante
No Ces_adm devem ser configurados os clientes de cada representante
(funcionário). Para isso, acesse “Cadastros > Clientes > Cadastros” selecione e edite o cliente desejado. Na tela de identificação clique no botão (…) ao lado do campo “Funcionário” e selecione o representante desejado.
Condições e Tabelas de Preço
As condições que serão exportadas para o mobile, deverão estar com a
opção “PDA” ativa. Podem-se criar quantas tabelas de preços sejam necessárias, cada uma associada a uma condição. As tabelas de preços servirão de referência para os preços do mobile. Para isso acesse “Cadastros > Condições” , edite ou crie uma condição e marque a opção “Tabela de preço”.
Deverá ser criada uma condição com tabela de preços para ser usada como
padrão no Ces_mobile, por exemplo, uma condição com o nome Mobile e com a opção “Tabela de preços” marcada e preços sincronizados, clicando no botão (tabela >sincronizar). Caso seja utilizada a opção “Calcular tabela de preços padrão” (Manutenção > Parâmetros da Empresa do Ces_mobile (monitor)), ela servirá apenas como referência, pois quando selecionada como padrão será recuperado os preços do cadastro de produtos do Ces_adm, independente dos preços da tabela. O desconto e acréscimo presente no cadastro da condição serão aplicados automaticamente ao selecioná-la no lançamento do pedido. Também no cadastro de condição, ao habilitar a opção “Detalhes” e definir o desconto e acréscimo máximo dentro da opção detalhes, estes definirão o desconto ou acréscimo máximo que o representante poderá aplicar ao utilizar essa condição, descontos ou acréscimos zerados ou detalhes desabilitados indicarão que não há um limite para essa condição. Para que seja validado novamente este desconto ao alterar a condição no lançamento do pedido no Ces_mobile, a opção “Recalcula preços? ”Deverá estar habilitada.
INSTALAÇÃO DO CES_MOBILE (MONITOR)
Execute o instalador “Setup Ces_Mobile (Monitor) vx.x.x” e avance as etapas
até a conclusão da instalação, este processo é automatizado e não requer configuração adicional. Durante o processo pode ser solicitada o download e instalação de alguns componentes necessários.
CONFIGURAÇÃO INICIAL(MONITOR)
CONFIGURAÇÃO DO BANCO DE DADOS
Ao executar o Ces_mobile (monitor) pela primeira vez, será solicitada a
configuração do banco de dados, caso não solicite automaticamente clique no botão ao lado do campo senha para abrir a tela de configuração do banco de dados.
Servidor: IP ou nome do servidor de banco de dados.
Banco de dados: Nome da base de dados a ser utilizada, caso seja a
primeira instalação e não haja base de dados o mobile criará uma nova
base, caso haja, basta digitar o nome da base de dados para se conectar
a ela.
Usuário: Usuário do banco de dados.
Senha: Senha do banco de dados.
CONFIGURAÇÃO DA EMPRESA
Após a configuração do banco de dados, ao abrir o sistema solicitará a senha de abertura, caso a base de dados já estava sendo usada, verifique a senha correta para abertura. A senha pode ser mudada através do menu “Cadastros > usuário”.
Quando o banco de dados for novo, abrirá a tela para configuração da empresa, selecione o banco do ces_adm de onde será importado os dados, fique atento pois o ces_mobile deve estar habilitado e com um número de licenças validas no servidor da CES para que possa funcionar. Depois de selecionar o banco, selecione Filial que deverá ser utilizada.
CES_MOBILE (MONITOR)
CONFIGURAÇÃO DA EMPRESA(MONITOR)
Os dados da empresa, incluindo o registro, serão recuperados da base do
ces_adm. Na guia “Sincronia (Ces_mobile)”, faça a configuração dos dados do FTP, se for utilizar o envio de pedidos por e-mail, neste momento pode efetuar a configuração na guia “Dados do Email”. Ao concluir as configurações pressione o botão “Gravar” para validar e persistir as configurações feitas. As demais telas ficam sem sofrer modificações.
Na guia “Sincronia(Ces_mobile)”
No grupo dados do FTP:
- Marcar “Usar conexão Databi”
- Endereço: FTP usado para importar dados e exportar pedidos
- Usuário e Senha: Usuário e senha do FTP
- Diretório de Importação e Exportação
- Obs.: Quando utilizar base para demonstração e testes marcar a opção “Homologação”.
Atualizando Monitor
Na barra principal do monitor, está disponível a opção “Atualizar Monitor
(F5)”, a qual é utilizada para a importação dos dados do Ces_adm. Essa importação pode ser feita toda vez que tiver um cadastro novo ou modificado, ou de acordo com a nescessidade do cliente. Ao abrir essa opção, o sistema exibirá a tela para atualizar monitor, solicitando uma confirmação para o procedimento e a data inicial, que levará em consideração as datas de atualização dos cadastros, em seguida efetuará a atualização. Caso não tenha sido selecionada, será solicitado a seleção de uma tabela de preço padrão. A opção “Recalcular preços por quantidade” irá recalcular todos os produtos que utilizam a função preços por quantidades (que será vista a seguir).
Tabela De Preços
A opção “Calcular tabela de preços padrão” do menu “Manutenção >
Parâmetros da empresa” guia “Sincronia(Retaguarda)”, define se a tabela de preços selecionada como padrão obtém os preços que estão no cadastro de produtos do Ces_adm, ou na sua tabela de preços no cadastro de condições.
Após configurar a tabela padrão no menu manutenção > tabelas de preço,
execute a opção “Atualizar monitor” novamente e aguarde a atualização ser concluída.
Tabela Padrão
Selecione a tabela de preço desejada identifique os campos da UF, Operação
e marque a flag Padrão.
Representante
Depois de feita a importação dos dados do Ces_adm, acessando a opção
“Representantes” na tela principal. Na tela aberta são exibidos os representantes importados.
Nessa tela são exibidas as seguintes informações:
- Código: Código do representante que será utilizado para cadastro no dispositivo mobile.
- Nome: Nome cadastrado para o representante.
- Última Sincronia: Data da última sincronização feita.
- Versão: Versão do Ces_mobile utilizada por este representante.
- Status: Indica se o representante está ativo ou não.
Esta tela contém as seguintes opções: - Editar: Exibe a tela de detalhes do representante . Nesta tela podem ser configuradas algumas informações do representante como:
Dados do Representante
- Licenciamento: Ativa a licença para este representante, o número de licenças que podem ser ativados, é definido em contrato junto a CES. Ao desativar uma licença e tentar reativá-la, deverá informar uma chave que é fornecida pela CES.
- Desconto: define onde o representante poderá efetuar descontos.
Item: Permite o representante dar o desconto somente sobre o valor do item.
Fechamento: Permite o representante dar o desconto somente sobre o valor total no fechamento do pedido.
Item e fechamento: Permite o representante a dar desconto tanto no valor do item quanto no valor do fechamento.
Nenhum: Não permite que o representante dê descontos. - Desconto máximo: Define o desconto máximo que o representante poderá aplicar, se estiver zerado, indica que o representante não pode aplicar descontos. Este item pode ser definido automaticamente de acordo com o desconto definido no cadastro do ces_adm, para isso habilite o parâmetro “Importa desconto máximo”.
- Acréscimo máximo: Define o acréscimo máximo que o representante poderá aplicar, se estiver zerado, indica que o representante não poderá aplicar acréscimos.
- Preço flex: Define se o representante irá utilizar o preço flex e o saldo inicial que será utilizado.
- Versão do mobile: Essa informação deve ser preenchida corretamente para evitar erros na sincronia, ela é obtida ao iniciar o Ces_mobile no dispositivo do representante.
- Sincronia: Define as datas das últimas sincronias.
- Preço flex: Disponível apenas para o representante que tenha o parâmetro “Usa preço flex” habilitado no detalhes do representante. Exibe uma lista com os lançamentos de saldo do preço flex do representante selecionado. Esse recurso limita ao vendedor a um saldo disponível mensalmente para descontos/acréscimos. Esse saldo varia de acordo com acréscimo/desconto dado no pedido.
Lançar verba: Tela para lançamento manual de verbas.
Tabela de preço: Define tabela de preços que serão exportadas para
este representante.
Clientes: Abre o cadastro de clientes aplicando o filtro pelo
representante selecionado.
Categorias: Nesta tela podem ser selecionadas as categorias que
serão enviadas para o dispositivo do representante.
Baixar licenças: Atualiza o número de licenças disponíveis para o
registro usado.
Condições
Após a sincronia com Ces_adm, devem ser selecionados as condições que
serão exportadas para o dispositivo Android essa opção está acessível através do menu “Manutenção > Condições”.
Portadores
Também devem ser selecionados os portadores que serão exportados. Essa
opção está acessível através do menu “Manutenção > Portadores”.
Operações
As operações que serão exportadas para o Ces_mobile, estão acessíveis
através do menu “Manutenção > Operações”.
Também é possível nesta tela, selecionar a operação que será carregada
como padrão no Ces_mobile, selecione a operação desejada na coluna “Padrão”.
Motivo da Visita
Ao visitar um cliente para realizar um pedido e não houver itens lançados,
será finalizado como somente visita. Nesse caso é necessário informar o motivo de não ter efetivado a venda. O cadastro é feito através do menu “Cadastro > Motivos de Visita”.
Atualizando PDA
Ao acessar a opção “Atualizar PDA” disponível na barra de ferramentas,
abrirá a tela “Seleção de Representante” podendo selecionar apenas um ou
vários ao mesmo tempo. Isso enviará os dados dos representantes selecionados para o FTP, possibilitando ao representante baixa-los em seu dispositivo.
Após selecionar os representantes para os quais se deseja enviar os dados,
basta clicar em “Confirmar” para prosseguir.
CES_MOBILE
INSTALAÇÃO DO CES_MOBILE EM DISPOSITIVO ANDROID
Baixar o aplicativo Ces mobile através do “Play Store” no seu dispositível móvel.
CONFIGURAÇÃO INICIAL
Ao abrir o sistema pela primeira vez será solicitado o cadastro da empresa e
vendedor
Registro: Adicionar número do registro da empresa.
Chave: Adicionar chave do APK ( localizado em manutenção – parâtros da empresa – sincronia (cesmobile))
Representante: código do representante.
Após os dados preenchidos confirmar.
Sincronizando Ces_Mobile
Na tela principal do Ces_mobile, acesse a opção “Outros” ► sincronização
Sincronizar, depois de sincronizado gravar.
Na tela “Sincronização” , botão “Baixar” serve tanto para baixa dos dados do FTP quanto para envio dos pedidos. O botão “Gravar” processa os dados
baixados.
A opção “Somente receber atualização”, ao ser marcada, apenas baixará os dados do FTP sem enviar os pedidos.
Para baixar as imagens vinculadas aos produtos no ces_mobile (monitor)
marque a opção “receber imagens”.
EFETUANDO PEDIDO
Na tela inicial acesse a opção “Lançamento”. Na tela de
lançamentos acesse a opção “Pedidos” para iniciar um novo pedido.
Ao clicar em Pedidos aparecerá a lista de clientes do representante , separados por Rota ordenados de acordo com a sequência de atendimento
(definida no cadastro do ces_adm).
Para fazer as buscas dos clientes tem-se os seguintes filtros:
Campos: Campos a serem considerados na busca (Nome, Endereço,
Cidade, Fantasia,descrição e Código)
Rota: Mostra as rotas cadastradas. Ao selecionar a rota mostrará a lista
de clientes que fazem parte dessa rota ordenada pela sequência configurada no cadastro do cliente.
Cidades: Faz o filtro dos clientes por cidade.
Após selecionado o cliente “clique” duas vezes sobre ele para abrir a tela de
“Digitação de Pedidos”. Nesta tela, trará as informações do cliente selecionado.
Acesse a aba “Itens” para lançar os produtos.
Digite o código ou clique no ícone de busca para localizar o produto
desejado. Clique no botão com o desenho de uma lupa para exibir uma listagem completa ou digite parte da descrição do produto desejado.
Retornando a tela de “Digitação de Pedidos”, digite a quantidade, e clique
em “Incluir”.
Para conferir os totais e atribuir descontos em cima do fechamento (caso o
representante tenha permissão de fornecer descontos no fechamento) clique na aba“Valores” . Se o valor informado do desconto for maior que o permitido, uma mensagem de aviso será mostrada.
Aba “Observações” para fazer alguma anotação sobre a venda.
Depois de selecionados os produtos e conferido os valores, clique no botão
no pé da página concluir o pedido. Quando desejar enviar os pedidos ao monitor, execute a sincronia novamente.
Caso o pedido seja concluído sem nenhum item, o sistema considerará como
uma visita solicitando o motivo da visita. Selecione uma das opções que foram cadastradas previamente no ces_mobile (monitor) através do menu “Cadastro >Motivos de Visita”.
CADASTRO
Através da opção “Cadastro” na tela inicial do Ces_mobile, se tem acesso a
tela “Manutenção de cadastros”, tendo as opções:
Clientes: Cadastrar novos clientes, visualizar ou editar os clientes já
existentes na base de dados.
Produtos: Consultar cadastro de produtos, não é possivel editar o
cadastro. Nessa tela é possível filtrar produtos disponível, sem estoque, em promoção e atendido.
Representante: Exibe informações sobre o representante e seus
pedidos
CONFIGURAÇÃO
Na tela de configurações (outros > configuração), temos as
seguintes opções:
Nova senha e confirmar senha: Alteram a senha do vendedor ativo.
Casas decimais: Define o número de casas decimais no campo
quantidade da aba “Itens” do pedido.
Carregar pesquisa ao abrir: Ao abrir as telas de pesquisa, é listado os
resultados automaticamente, não tendo a necessidade de clicar no ícone
de pesquisar. OBS: Ao utilizar esta opção com uma base de dados grande,
pode ficar lenta a abertura da tela.
Obrigar critério na pesquisa: Não permite exibir a listagem completa nas
pesquisas, obriga o usuário a digitar alguma informação.
Pesquisar ‘Geral’ como padrão: Nas telas de pesquisa, habilita a opção
“Geral” como padrão.
MONITORAMENTO DE PEDIDOS
Código: Código do representante.
Representante: Nome cadastrado para o representante.
Qtd. Pendente: Pedidos que faltam ser exportados para o ces_adm.
Pendências FTP: Mostra se existem ou não pedidos a serem baixados
do FTP.
Qtd. Clientes: Quantidade de clientes atribuídos a cada representante.
Clientes Visitados: Quantidade de clientes que foram registrados como
visita pelo representante.
Positivação (%): Mostra a porcentagem de vendas feitas para clientes
distintos, em relação ao total de clientes do representando no período selecionado.
Produtos: Quantidade de produtos cadastrados.
Cod. Vendidos: Quantidade de produtos distintos vendidos pelo
representante no período selecionado.
Mix (%): Indica o percentual de produtos distintos vendidos pelo
representante no período selecionado.
Na aba “Gráfico de positivação”, será exibido um gráfico com informações
sobre a positivação dos representantes.
Na aba “Mix de Venda” é exibido um gráfico com informações gerais sobre
o mix de produtos de cada representante.
BAIXANDO PEDIDOS DO PDA
Quando a coluna “Pendências FTP” do item anterior estiver informando que existe algum pedido a ser baixado, basta clicar no botão “Baixar Pedidos” e aguardar a importação dos pedidos feitos pelo representante, que serão baixados para o Ces_mobile (monitor), para posteriormente serem enviados ao Ces_adm.
VISUALIZANDO PEDIDOS
Nessa tela é possível selecionar o que será mostrado (‘Pedidos’, ‘Visitas’,
‘Pedidos Exportados’), definir o período, os representantes e rotas.
No grid apresentado é possível visualizar data, tipo (pedido ou visita), nº
pedido, hora, rota, sequência utilizada na rota e se foi exportado para o ERP ou não. Também possível agrupar as informações arrastando a coluna para o espaço em branco logo acima. Abaixo do grid é possível ver as informações do endereço do cliente, as observações, coordenadas de onde o pedido foi feito, se o pedido já foi exportado irá mostrar o número da pré-venda gerada. Assim como se o cliente estiver bloqueado mostrará opções para liberá-lo.
Nesta tela temos os seguintes botões:
Detalhes: Mostra os detalhes (produtos) do pedido.
Mapa (Endereço): Abre tela com o mapa do endereço do cliente.
Mapa (Coordenadas): Abre tela com o mapa das coordenadas de onde
o pedido foi feito.
Enviar e-mail do pedido: Envia e-mail do pedido selecionado.
Na barra de menus está disponível o menu “Relatórios” com diversos
relatórios para acompanhamentos de pedidos e visitas.
ENVIANDO PEDIDOS AO ERP
Quando houver pedidos não processados, através do botão “Exportar(F4),
serão enviados para o ERP (Ces_adm) possibilitando importá-los para uma venda.
Reenviar pedidos: Abra a tela de visualização de pedidos > duplo clique
no pedido a ser reenviado > e clique no botão não exportado . Quando
o pedido for novo, quando não for necessário enviar ao ERP clique no
botão exportado.
Outras Funções
Clientes
Acessando cadastro de clientes no menu cadastro > clientes, apresenta a lista dos clientes cadastrados. Pode-se também verificar quais cadastros foram realizados pelo dispositivo móvel ou que vieram do ERP. Também é possível imprimir uma listagem dos clientes.
Editar: Edita o cadastro selecionado.
Exibir duplicatas: Exibe duplicatas do cliente, se houver.
Mapa : Exibe mapa por endereço, coordenadas e rota do cliente.
Mensagens
A função mensagens , envia mensagens para o dispositivo móvel, podendo ser selecionado para envio à apenas um ou a vários representantes ao mesmo tempo.
Nova: Ao acessar essa opção, abrirá a tela para selecionar os
representantes para quem deseja enviar a mensagem, depois disso a tela para digitar a mensagem.
Editar: Edita a mensagem selecionada.
Excluir: Exclui a mensagem selecionada.
Enviar: Envia as mensagens aos dispositivos móveis.
Status: Indica quais mensagens serão visualizadas (recebidas, enviadas,
lidas, não lidas, etc.).
Representante: Filtra as mensagens por representante.
Cadastro De Usuário
Na tela de cadastro de usuários disponível no menu “cadastros > usuários” , pode-se cadastrar um novo usuário ou alterar um já existente. Esses usuários que serão utilizados para a abertura apenas do Ces_mobile(monitor).
Ativar / Inativar Produtos
Nesta tela é possível ativar e desativar produtos (está opção não reflete no
ces_adm), adicionar preços por quantidade e carregar imagens para os produtos.
Ativar e Desativar: Ativa e desativa produtos (está opção não reflete
no ces_adm).
Preço por quantidade: Adiciona preços diferenciados de acordo com a
quantidade vendida do produto.
Recalcular preços: Recalcula os preços por quantidade após a
atualização das tabelas de preço. Essa opção também está disponível
ao atualizar os dados do ERP.
Carregar imagens: Seleciona e envia imagens dos produtos para o
PDA.
Importar imagens: Importa as imagens usadas no ces_adm.
Reenviar imagens: Reenvia imagens vinculadas para o PDA.
Excluir imagem: Desvincula e exclui a imagem do produto selecionado.
Observação / Controle Dos Clientes
A opção disponível através do menu “Cadastro > Observações”,tem o objetivo de bloquear um cliente ou enviar um aviso ao representante quando tentar efetuar um pedido. Este bloqueio pode ser feito para determinadas condições, ou para todas as condições, configurável através do botão “Condições”. Para adicionar ou remover um cliente de um dos bloqueios cadastrados, basta selecionar a opção e acessar a opção “Clientes”.
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