Lançamento de financiamento
Primeiramente devem ser configuradas as contas contábeis que serão utilizadas, sendo uma para o passivo não circulante de longo prazo e outra no passivo circulante de curto prazo
- Curto Prazo: No cadastro de plano de contas acesse “Passivo > Circulante > Obrigações de curto prazo > Financiamentos a curto prazo > Financiamento a curto prazo”, ali então será cadastrada a conta da entidade que estará fornecendo o dinheiro.
- Longo Prazo: No cadastro de plano de contas acesse “Passivo > Passivo não Circulante > Obrigações a longo prazo > Financiamentos a longo prazo SFN > Empréstimos a longo prazo”, ali então será cadastrada a conta do longo prazo, onde nela será vinculada como provisão a conta do curto prazo cadastrada anteriormente. Ou seja, é selecionado a quem será feita a provisão de pagamento quando lançada a conta do longo prazo.
Depois de cadastrado as contas, deverão ser configuradas os vínculos destas:
- Abra a Configuração dos Vínculos, e selecione a opção “GRUPOS”.
- No item “Provisão Financiamentos” selecione na coluna Crédito o grupo “Financiamentos a Longo Prazo – 2.2.01.01”.
- Na coluna Débito selecione “Financiamentos a Curto Prazo – 2.1.01.02.01”.
Devem também estar cadastradas em “Cadastro > Contas Correntes”, a conta corrente para onde será creditado o dinheiro do financiamento.
O lançamento desta movimentação se dará da seguinte forma:
- Primeiro deve ser feito o lançamento do dinheiro recebido como empréstimo para a conta corrente do banco, ou seja a movimentação irá ocorrer quando a entidade bancária libera o dinheiro para o uso na conta corrente solicitada.
- Acesse “Financeiro > Contas > Lançamento Avulso”.
- Selecione em “Devedora” a conta cadastrada como longo prazo (Visão Gerencial, caso for visão Contábil, utilizar o campo “Credora”).
- Selecione em “Credora” a conta corrente do banco(Visão Gerencial, caso for visão Contábil, utilizar o campo “Devedora”).
- Selecione o período de data, o histórico e informe o complemento.
- No campo “Valor” deve ser informado o valor total do financiamento que esta sendo adquirido.
- Clique em “Incluir” e confirme o lançamento
O próximo lançamento deverá ser das provisões, que será sempre lançado somente as referentes ao curto prazo, ou seja, as que iram ser quitadas na mesma competência atual. Vamos considerar que a competência termina no mês 12/2014, e a primeira parcela mensal a ser paga será no dia 05/05/2014, então serão 8 parcelas a serem lançadas para provisão. As parcelas restantes (28) serão lançadas somente quando for feito a abertura das próximas competências, e serão lançadas somente as parcelas que iram ser pagas nela mesma. Sendo assim: 12 parcelas na competência 2015, 12 parcelas na competência 2016 e 4 parcelas na competência 2017.
Para lançar as competências:
- Acesse “Financeiro > Contas > Lançamento”.
- Selecione a opção “Provisão”.
- Informe a data do lançamento.
- Selecione a conta contábil de longo prazo cadastrada.
- Informe a quantidade de parcelas que serão pagas nesta competência e o vencimento da primeira.
- Informe o histórico e o complemento.
- Informe o valor da parcela, que será o valor livre de juros, taxas e IOF, sendo que estes valores serão informados no momento da baixa da provisão.
- Clique em “Confirmar” para realizar o lançamento.
Após isto já esta feito o lançamento das parcelas provisionadas para a baixa posterior. Para realizar a baixa destas provisões:
- Acesse ”Financeiro > Contas > Provisão.”
- Filtre pela conta de provisão do curto prazo, ou pelo período.
- Selecione a parcela que deseja baixar.
- No rodapé da tela informe no campo “Juro” o valor de juros cobrado sobre esta parcela.
- Clique em “Baixar”.
- Selecione a forma de pagamento da baixa e clique em “Confirmar”.
Lançamento de Seguros
- Sugerimos que, em caso de inexistência, seja criada uma conta no passivo circulante denominada “Seguros a pagar”.
- No plano de contas vínculo, na opção GRUPOS, precisa-se configurar a conta do Ativo para Seguros a Apropriar.
- Deve-se cadastrar a seguradora como fornecedor em Cadastros -> Fornecedores. Antes de concluir o cadastro deve-se ir até a aba “Fiscal/Observações” e selecionar a conta contábil apropriada, por exemplo, a “Seguros a pagar”, para que o sistema saiba que movimentos com este fornecedor não serão contabilizados na conta fornecedores.
- O lançamento do seguro propriamente dito ocorrerá em Financeiro -> Pagar -> Seguros -> Lançamento. Nesta tela devemos escolher o fornecedor, que neste caso é a seguradora, o número da apólice, a vigência do seguro e a descrição do bem que está sendo segurado. Na seqüência precisaremos definir como será calculada a apropriação da despesa, se ocorrerá de acordo com a quantidade de dias do mês ou se será mensal, ou seja, 1/12. Escolheremos também a conta de despesa onde apropriaremos esta despesa com seguro. Os próximos campos referem-se ao contas a pagar, pois dizem respeito ao valor total que pagaremos a seguradora, o número de parcelas que negociamos e a data do primeiro vencimento. Abrirá então uma nova tela para confirmação dos vencimentos das parcelas.
- Uma vez confirmado o lançamento, o sistema irá gerar o contas a pagar conforme as parcelas definidas e irá gerar as apropriações mensais da despesa na contabilidade, já nas competências corretas.
No Comments
Leave a comment Cancel