1. CES_ADM

Controle de estoque

O que é Kardex?

Kardex é um registro que guarda as informações de todas as movimentações do produto, sendo provenientes de documentos fiscais ou não fiscais, através de operações como: Compras, vendas, doações, devoluções, etc. O kardex é atualizado a cada emissão ou cancelamento destas operações, desde que esteja ligada a movimentação do estoque dos produtos, formando assim um extrato de movimentação do produto.

Gerenciamento de Custos

Custo Médio Permanente: É o método mais usados no Brasil e consiste em avaliar o estoque pelo custo médio de aquisição apurado em cada entrada de material, ponderando pelas quantidades adicionadas e pelas anteriormente existentes.

Vamos descrever um exemplo de movimentação de um produto:

  • 01/12 = Compra de 120 unidades, ao custo unitário de R$800,00;
  • 08/12 = Compra de 80 unidades, ao custo unitário de R$805,00;
  • 10/12 = Venda de 100 unidades;
  • 16/12 = Compra de 100 unidades, ao custo unitário de R$810,00;
  • 20/12 = Venda de 100 unidades;
  • 23/12 = Compra de 100 unidades, ao custo unitário de R$815,00
  • 30/12 = Venda de 100 unidades

Com a aplicação do Custo Permanente, estas movimentações seriam registradas da seguinte forma:

Cada entrada a um custo de aquisição diferente do custo médio anterior implica em um ajuste do custo médio. Como o custo médio resulta da divisão do saldo monetário pelo saldo físico, cada saída mantem inalterado o custo médio, mas altera o fator de ponderação, influindo assim no cálculo do custo médio na entrada seguinte.

Registro de Devoluções:

O valor da devolução de compra será o mesmo pelo qual houver sido registrada a compra das mercadorias devolvidas;

O valor da devolução de venda será aquele pelo qual foi registrada a respectiva saída, sendo irrelevante o preço médio vigente na data do registro da devolução.

Consultando o Kardex

No cadastro de produtos do ces_adm, foi adicionada uma nova guia ”Kardex” que mostra as movimentações registradas no Kardex, possibilitando que sejam filtrados por data e operação. Como as movimentações são registradas por ordem de data e lançamento, o último registro do Kardex trás as informações do estoque e custo atual do produto, pois cada registro guarda a quantidade anterior ao movimento, a quantidade movimentada, e o saldo atual considerando o movimento registrado.

Imagem de como o Kardex exibe as informações do saldo, conforme a tabela mostrada no exemplo acima.

Operação x Estoque

Em todas as telas que movimentam o estoque do produto no sistema, onde é selecionada a operação (Compras, Vendas, Devoluções ,Remessas) o que vai determinar se ao processar o movimento será gerada a movimentação do estoque no Kardex é a Operação, se na usada estiver configurada para processar o estoque, o movimento será registrado no Kardex, mas se na operação usada estiver configurada para não processar o estoque, esse processamento não será registrado no Kardex e o estoque do produto assim como o custo não serão afetados. Com isso é de suma importância que as operações estejam configuradas corretamente.

Apuração do inventário

Ao final do exercício ex: 10/2020 quando for feita a apuração do inventário, será realizado o fechamento do estoque, que servirá para definir até quando poderão ser lançados documentos que podem afetar o estoque dos produtos, ou seja, se o usuário estiver no mês 11/2020 e a apuração do inventário do mês 10/2020 já tiver fechada, ele vai poder lançar uma Nota de Compra retroativa até o dia 01/11/2020, em nenhum dia do mês 10/2020 poderá ser lançada, pois esta competência já foi apurada. Caso tenha a necessidade de ser lançada no mês que já foi apurado, deverá ser excluída a apuração do inventário e após o lançamento do documento deverá ser fechada novamente. Esse controle é semelhante ao da apuração contábil disponível para quem tem a opção de contabilidade ativa no sistema.

Comments to: Controle de estoque