1. CES_ADM
  2. Vendas

Programa de Recompensas

CashBack:
Para ativar o CashBack no sistema, deve ser configurado o parâmetro “Programa de Recompensas” no Grupo “Comercial” selecionando a opção “CashBack”. Além de ativar o cliente na abertura da venda.

Nessa função o sistema possibilitará que no cadastro de Produto, Sub-Categoria e Categoria seja informado o % de CashBack que será aplicado sobre as vendas.

É no fechamento da venda onde está configurado o percentual de CashBack no produto, categoria ou sub-categoria, o sistema vai gerar os valores que poderão ser utilizados como desconto nas próximas vendas.
Na tela de fechamento da venda com o cliente já identificado, o sistema exibirá o saldo do CashBack que o cliente possui, possibilitando utilizar esse valor para como desconto nessa venda.
Pressionando F5 no campo do valor do Desconto, o sistema abrirá a tela com os valores de CashBack que demonstrarão nos campos:
1 – Valor Acumulado: Valor total do cashBack acumulado pelo cliente em suas vendas;

2 – Desconto: Campo para o usuário informar quanto desse valor será utilizado para converter em desconto nessa venda;

3 – Saldo: Saldo restante do CashBack do cliente, para ser utilizado em vendas posteriores;

Pontos de Vantagens:
Para ativar os Pontos deve ser configurado o parâmetro “Programa de Recompensas” no Grupo “Comercial”, selecionando a opção “Pontos de Vantagens”, e também ativar o cliente na abertura da venda.

Com isso possibilitará que no cadastro de Produto, Sub-Categoria e Categoria sejam configurados os campos para que o sistema gere os Pontos de Vantagens nas vendas.

No exemplo acima está configurado o valor de R$ 0,10 para cada ponto gerado a partir da venda dos produtos desta categoria, e o percentual de Conversão de 3%. Este percentual de conversão é o que determina quantos pontos serão gerados, isso significa que a cada R$ 1,00 vendidos nesta categoria será gerado 0,03 Pontos ou 3 Pontos a cada R$ 100,00.

Exemplo de geração de Pontos:

Na venda de um Produto desta categoria com preço de R$ 60,00 o sistema aplicará a conversão de 3% sobre 60,00 e gerará 1,8 Pontos como cada ponto valor R$ 0,10 esses 1,8 ponto correspondem a R$ 0,18.
Estes 1,8 Ponto correspondendo a R$ 0,18 ficarão somados no extrato de pontos do cliente, mesmo que seja alterado posteriormente no cadastro da Categoria a conversão ou o valor de cada ponto, no momento da venda estava sendo aplicado a configuração anterior, então os R$ 0,18 permanecerão.

Outro exemplo de aplicação dos Pontos de Vantagens agora sobre um produto, pode ser visto na imagem abaixo no cadastro de Produto.
Se o cliente definir que um determinado Produto valor R$ 14,00 ou 250 Pontos, podemos ter o seguinte cenário de configuração:

  • No campo 1 “Pontos” foi definido que cada ponto desse produto vale R$ 0,056 pois é a divisão de 14,00 por 250 Pontos
  • No campo 2 “Conversão” foi definido um percentual para geração de pontos de 31,25%

Para definir este percentual de conversão a sugestão é definir o Valor total comprado pelo cliente que será necessário para atingir os R$ 14,00 ou os 250 Pontos, e dividir esse valor por 250.
No exemplo definiu-se que a cada R$ 800,00 comprados pelo cliente ele atingirá os 250 pontos para ganhar os R$ 14,00. Então o percentual de conversão será (800 / 250) = 0,3125 (* 100 pois é um percentual) = 31,25% de conversão.
Em uma Venda efetuada para o cliente no valor de R$ 800,00 o sistema aplicará a fórmula para geração dos Pontos: (31,25 / 100) * 800 = 250 Pontos 250 pontos * 0,056 = R$ 14,00

Isso poder ser visualizado no Extrato de pontos do cliente, através do seu Cadastro clicando no botão “Pontos”.

Na tela de fechamento da venda é mostrado o total de Pontos,para utilizar os pontos basta pressionar F5 sobre o campo do Valor do Desconto do Fechamento da venda, que será apresentado a tela para conversão dos pontos em Desconto para o cliente.

1 – Unitário: No exemplo acima o cliente tem um total de 250 Pontos que acumularam R$ 14,00, então o valor Unitário é 14 / 250 (ali formata em 2 casas mas considera que o valor é 0,056)

 2- Acumulado: Total de pontos acumulados pelo cliente, considerando todas as vendas que geraram pontos, independente se a configuração está no produto, Categoria ou Sub-Categoria;

3 – Valor Acumulado: É o valor total correspondente aos 250 Pontos

4 – Utilizar: É o Total de Pontos utilizados para ser convertido em desconto e aplicado naquela venda

5 – Desconto: Pode ser digitado tanto o total de Pontos (campo 4) ou o Valor dos Pontos (campo 4) para ser convertido em desconto.

6 – Saldo: Total de Pontos que sobrou para o cliente, após utilizar os pontos para converter em desconto nesta venda.

* Vendas que utilizam Pontos para converter em desconto, não geram pontos novos.

Comments to: Programa de Recompensas