1. Compras

ENTRADA DE MERCADORIAS COM INFORMAÇÕES FISCAIS E ESTOQUE

Tem como objetivo de apresentar as formas de lançamentos das entradas através das compras. Será analisado os impostos e custos das mercadorias registrando o financeiro e estoque.

CONFIGURAÇÃO

Para dar entrada na compra da mercadoria precisa ser configurada no grupo tributário na operação da UF a tributação conforme a nota do fornecedor.

Deverá ser configurado as alíquotas conforme o enquadramento da empresa.

UTILIZAÇÃO

Para lançar uma nota de compra pode-se importar pelo conversor no menu Compras -> Conversor

O sistema irá a tela de importação do XML. Informe no campo da Operação a operação que deseja lançar e no rodapé clica em Adicionar XML que abrirá para pesquisar o caminho do arquivo XML.

ou pelo manifesto no menu

Fiscal -> Manifesto.

O sistema irá abrir a tela das notas importadas do SEFAZ para fazer o aceite e importar o XML.

Após importar a nota ficará aberta na tela de lançamento que fica no menu Compras -> Compras -> Lançamento , irá abrir a tela de lançamento de compra.

Na tela de compra aba lista perceba que existe um status de Exibir: que a nota importada se encontra em aberta. Para que possamos editar a capa da nota que está na aba Cadastro terá que clicar em cima do número da nota e clicar no atalho E – Editar ou usar a tecla de atalho Shift+E .

Na aba cadastro apresenta todas as informações da nota de entrada.

Na aba Itens irá apresentar os itens detalhadamente e no rodapé apresenta a totalização de todos os itens. Para editar um item pode clicar 2 vezes seguidas com o botão direito do mouse ou teclar F2 que irá abrir a tela de edição do item.

Nesta tela poderá editar os valores. Após editar o item clica em confirmar para fechar a edição e voltará na tem de itens.

Após editar os itens poderá clica na aba Processamento, nesta tela terá que informar o tipo de pagamento o número de parcelas se caso for parcelado. Poderá usar a tecla Enter para passar de campo. Ao chegar no campo de Nº de Parcelas irá abrir a tela de parcelamento.

Na tela de parcelamento informe a quantidade de parcelas que o sistema irá ratear o valor. Poderá editar o prazo, vencimento, valor e informar uma observação.

Após informar clica em Fechar que o sistema volta na tela de processamento e habilitará o botão de confirmar.

Ao clicar confirmar o sistema irá perguntar ‘Deseja processar esta compra?’, clicando em Sim conforme cadastro de operação e parametrização o sistema irá fazer algumas mudanças.

– Inclusão de estoque no(s) produto(s);

– Atualização dos custos;

– Lança contas a pagar;

– Atualização preço de venda;

No processamento da nota o sistema irá perguntar se ‘Deseja visualizar romaneio?’ Teclando sim vai abrir uma tela de filtros.

Na tela de filtros poderá escolher qual custo deseja visualizar e marcar a flag ‘Incluir conf. Tributária’. Ao clicar visualizar irá abrir o romaneio.

No romaneio irá apresentar todas as informações da nota fiscal de compra para confrontar valores.


Para conferir s contas pagar do fornecedor emita relatórios no menu Financeiro -> Pagar -> Relatórios

Vamos conferir pelo relatório analítico, irá abrir a tela de filtros. Poderá informar o fornecedor, portador e data. Clica em visualizar.

No caso do relatório Analítico irá apresentar os títulos a pagar separando por fornecedor.

Após lançar a entrada de nota fiscal na compra vamos confira o cadastro dos produtos os valores.

Analisando os custos:

– Custo: apresenta o valor de aquisição da última nota de entrada sem impostos.

– Custo Médio: o sistema irá fazer a média pelo custo adquirido sem os impostos pelo custo médio e a quantidade do estoque existente com o custo e quantidade que irá entrar.

– Custo Gerencial: É a soma do custo de aquisição mais as despesas de aquisição. Que são: Frete, Mão de obra, IPI, ICMS ST, Seguro e Outras despesas.
É o custo da mercadoria depositada na empresa.

Neste caso existe parametrização para calcular a média pelo custo gerencial da quantidade do estoque existente com o custo gerencial e quantidade que irá entrar.

Analisando o Preço de Venda:

– Preço: Neste campo ao clicar apresenta a fornação do preço de venda sobre o custo gerencial. Nesta formação pela margem informada irá compor conforme o enquadramento da empresa e informação ajustada nos parâmetros da empresa;

Lucro: Apresenta o resultado líquido da operação empresarial;

Impostos Federais: Apresenta o resultado dos impostos aplicado sobre a venda conforme o enquadramento da empresa, também conforme o estado brasileiro (UF) que a empresa se encontra e o NCM do produto. São os II, IPI, Cofins, PIS / Pasep;

Impostos Estaduais: Apresenta o resultado dos impostos aplicado sobre a venda conforme o enquadramento da empresa, também conforme o estado brasileiro (UF) que a empresa se encontra e o NCM do produto. São os ICMS e ST;

Comissão: Este campo é opcional da empresa em querer fixar o percentual fixo para pagamento de comissões para vendedores;

Frete: Este campo é opcional da empresa em querer fixar o percentual fixo para pagamento de frete e outras despesas;

IPI: Imposto aplicado conforme tributação informado no grupo tributário do produto;

Custo Operacional: São todas as despesas adquiridas para manter a operação empresarial. (Despesa média / Venda liquida média):

No cadastro do produto na aba fiscal temos a configuração do grupo tributário aplicado na compra pela UF do fornecedor. Em ordem apresentado na imagem tem a configuração dos impostos PIS/Cofins, IPI, ICMS E ICMS Substituição/Consumidor. As outras configurações são informações do produto.

Na aba Kardex apresenta toda movimentação operacional de entrada e saída do estoque.

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