O presente documento, tem como objetivo esclarecer o processo de configuração e utilização das ofertas ‘Club de Promociones’ disponibilizado pela API Scanntech.
O Clube de Promoções é uma ferramenta que permite à Indústria definir promoções orientadas para os comércios varejistas. Estas promoções, podem ser posteriormente aceitas ou rejeitadas pelos varejistas, dependendo do que eles acharem mais conveniente para o negócio.
Abaixo, serão apresentados tópicos explicativos sobre o funcionamento atual e todo os requisitos necessários para configuração e utilização do serviço.
Ofertas no ERP
Atualmente, todo o processo de ativação e configuração dos parâmetros necessários para o funcionamento das ofertas Scanntech, estão localizados no sistema CES_ADM. Assim como outros serviços desenvolvidos pela empresa, por padrão, toda a configuração é centralizada nos parâmetros da empresa.
Abaixo serão apresentados e descritos os parâmetros necessários para
configuração e o módulo de ofertas responsável por apresentar as ofertas disponíveis para cadastro e utilização.
Configuração nos parâmetros da empresa
Para utilizar os serviços Scanntech, alguns parâmetros devem ser configurados para garantir a autenticação do serviço. Em parâmetros da Empresa ►Cadastros ► Produtos ►Ofertas:
- Ativar ofertas Scanntech;
- Ativar terminal para obter ofertas scanntech(Esse parâmetro deve ser marcado em apenas 1 terminal, pois este parâmetro que baixa as campanhas e envia as vendas);
- Código da empresa de varejo: código da empresa disponibilizado pela Scanntech;
- Código local relacionado à empresa: código da empresa no cadastro CES_ADM;
- Senha: senha do usuário Scanntech;
- Url API Scanntech: Url padrão api;
- Usuário: e-mail usuário Scanntech;
Cadastro de ofertas
Após a configuração dos parâmetros necessário para utilização dos serviços Scanntech, no cadastro de ofertas (menu Cadastros – Produtos – Ofertas ) , será habilitado um botão ‘Scanntech’:
Ao clicar no botão ‘Scanntech’, será aberta uma tela, responsável por listar informações referente a quantidade de ofertas ‘Aceitas’, ‘Recusadas’, ‘Pendentes’ e quantidade de ofertas ‘Já cadastradas’ no CES_ADM.
Ao selecionar oferta no grid e clicar em gravar, a oferta entrará em vigência conforme data especificada pela API. Importante: ofertas do tipo Scanntech não podem ser editadas.
ATENÇÃO: o código de barras do produtos DEVE estar cadastrado no produto no campo EAN. Caso contrário, não gera cashBack para a empresa.
Exclusão de ofertas Scanntech
A exclusão de ofertas do tipo Scanntech é possível, porém é necessário ressaltar que ao excluir um produto de uma oferta Scanntech, todos os outros produtos relacionados aquela campanha, serão excluídos também.
Após a exclusão, a campanha volta ficar disponível para aceite (se a mesma estiver com o status ‘Aceptada’ no clube de promoções) na tela de listagem de ofertas Scanntech, disponível no botão ‘Scanntech’.
Reprocessamento de ofertas
O reprocessamento de ofertas deve ser realizado diariamente, pois o mesmo faz o controle de vigência das ofertas, ou seja, ele inativa promoções que já ultrapassaram a data de vigência. O mesmo é realizado na tela de cadastros, botão ‘Reprocessar’.
CES_PDV
Ofertas frente de caixa
Após o aceite das ofertas disponíveis no módulo de ofertas, as mesmas
cadastradas, já estarão em vigência para venda. Importante lembrar, que para a vigência das ofertas, a sincronia de produtos deve ser realizada.
Deve ser habilitado o parâmetro ‘Calcular desconto produto’ e ‘Calcular desconto individual’ no Assistente de configuração do CES PDV.
Abaixo, serão esclarecidos os processos de funcionamento de uma oferta cadastrada e como serão calculados os descontos em uma venda do tipo NFC-e e ECF.
Explicação oferta Clube de promoções
No site clube de promoções, serão listadas todas as ofertas propostas pelo serviço e o varejista terá autonomia em aceitar ou recusar as ofertas. Segue abaixo explicação de pontos importantes de uma oferta a entrar em vigência nas vendas:
● 1 – Tipo: referente ao tipo da promoção ;
● 2 – Data de vigência: data de início e fim da promoção;
● 3 – Quantidade maxima por cupom: limite de ofertas por cupom;
● 4 – Quantidade de itens a serem comprados para vigência da oferta;
● 5 – Produtos que pertencem a oferta;
● 6 – Tipo do benefício da oferta;
● 7 – Benefício da oferta.
Vendas NFC-e
Após sincronização de produtos e ofertas, a venda de produtos em promoção Scanntech já estará disponível. O lançamento de promoções Scanntech em vendas do tipo NFC-e é a mesma das promoções já disponibilizadas anteriormente pela CES (Simples, Por multiplicador e Por quantidade).
Mas como é o funcionamento? Todos os produtos são lançados normalmente na venda, no encerramento, ao clicar ‘F8’ todo o cupom é reprocessado e serão listados todos os produtos que receberão algum tipo de promoção. As promoções são lançadas em desconto por item. Importante ressaltar que para NFC-e, o produtos podem ser lançados unitariamente, que na finalização da venda, os produtos serão identificados e receberão os descontos a eles destinados. Como o cupom só é impresso no final da venda, podemos alterar os itens, atribuindo a eles os descontos calculados no fechamento.
Abaixo encontra-se um exemplo de venda de produtos que possuem a promoção apresentada no exemplo acima.
Exemplo: Levando 8 unidades de qualquer produto da promoção, se o produto benefício estiver presente, recebe o desconto de 3% em cima do valor:
1 – Operador lança os produtos
2 – Ao clicar ‘F8’: serão exibidos os produtos que foram alterados e o tipo da alteração.Perceba que o produto beneficio no cupom, já recebeu o desconto oferecido pela oferta.
Vendas ECF
Após sincronização de produtos e ofertas, a venda de produtos em promoção Scanntech já estará disponível. O lançamento de promoções Scanntech em vendas do tipo ECF é diferente dos lançamentos para cupons do tipo NFC-e, pois não podemos alterar o desconto de produtos depois que o mesmo já foi lançado no cupom, devido a função auto-comitante de cupons do tipo ECF, ou seja, tudo aquilo que é lançado no cupom é impresso na hora pela impressora fiscal.
Assim sendo, para clientes que utilizam ECF, a promoção só entra no cupom, se o operador lançar corretamente as quantidades de produtos corretamente. Por exemplo, se a minha promoção é que a cada 6 itens comprados eu pago por 5, o operador deverá lançar da seguinte forma:
- Digitar 6, clicar em ‘*’;
- Ler código de barras do produto;
- Desconto será aplicado.
Vamos validar um exemplo prático da promoção LEVA_PAGA citada acima, levando 6 produtos, paga 5. Importante: mesmo a promoção valendo para produtos sortidos, só irá valer para o mesmo produto:
1 – Operador lança 6 vezes. (digite 6 e clique em ‘*’)
2 – Operador lê código do produto
3 – O produto é lançado já com o desconto referente à oferta.
Para ofertas de desconto adicional, que o desconto é aplicado a um “terceiro” produto, ao lançar o produto e atendendo às regras da oferta, o sistema exibe uma mensagem de que o produto lançado possui uma oferta que reflete a outro produto, solicitando ao operador se deseja ou não efetuar o lançamento do produto:
4 – Ao clicar em ‘OK’, o produto benefício será lançado com o desconto
proposto na mensagem, seguido do produto inicial lançado:
No Comments
Leave a comment Cancel