O cadastro de produtos é um dos pontos principais para um e-commerce e deve ser feito com muita atenção, e precisa ser completo!
Não se esqueça de que o cadastro de imagens de boa qualidade, uma descrição completa contendo todas as informações relevantes sobre o produto, como, por exemplo, cuidados, como usar, dentre outros, não podem ficar de fora do cadastro do produto, pois eles fazem total diferença para o seu cliente e consequentemente nas conversões. Lembre-se também, de preencher os atributos, ou seja, as características do seu produto, procure sempre fazer o cadastro mais completo possível do produto.
Outro ponto muito importante é que produtos devem ser cadastrados com seus pesos e dimensões baseados já no produto “embalado” para envio, pois assim evita-se divergências nos valores de frete calculados na loja com os valores calculados nas agências dos Correios, evitando despesas inesperadas.
Tutorial para Cadastro de Produtos:
Importante!!
Através do cadastrado manual de produtos que é o passo a passo visto neste artigo, não é possível “escolher” qual será o ID do produto, o mesmo será gerado de maneira automática seguindo a sequência do último ID cadastrado automaticamente. Para que possa, você mesmo, definir o ID de seus produtos, é preciso que os mesmos sejam cadastrados através de importação Excel, caso tenha dúvidas sobre como realizar a importação, acesse este artigo.
1 – Acesse em seu painel administrativo as opções Produtos e em seguida Produtos Cadastrados;
1.2 – Clique em “Incluir Produto”;
1.3 – As primeiras opções são para setar se o produto está ativo ou não e se será apresentado algum selo no produto, lembrando que o cadastrado da imagem de cada selo é feito em Minha Loja >> Design da Loja >> Editar Imagens Padrões, e também há alguns parâmetros encontrados em Configurações >> Configurações de Produtos referente a apresentação dos produtos na loja virtual(vide imagem abaixo);
1.4 – Deverá ser inserido o nome do produto e em seguida selecionar sua categoria principal e categorias adicionais, assim o produto poderá ser apresentado em mais de uma categoria quando pesquisado em sua loja;
1.5 – São opções para editar a descrição de seu produto, nestas opções há como incluir um Links, Imagens, dentre outras funcionalidades e logo abaixo será o texto que irá utilizar para descrever do produto;
Atenção: A descrição do seu produto deve ser completa, ela deve passar todas as informações relevantes do seu produto para o seu cliente, seja cuidados que ele deve ter, como usar, e demais informações importantes do seu produto, a descrição é um fator extremamente importante para a tomada de decisão do cliente, se ele vai comprar ou não seu produto.
1.6 – Neste item poderá ser setada a opção “Preço sob Consulta” no qual o cliente precisará encaminhar um formulário para o lojista a partir da página do produto para que seja feita uma cotação de preço, há as opções Preço de Venda do produto o de custo e também preço em promoção, onde uma vez preenchido os valores das promoções serão abertos os campos para inserir a data inicial da promoção e a data final, podendo assim pré-programar suas promoções;
1.7 – Imagem do produto deverá ter as dimensões máximas de 2.000 por 2.000 pixels e o tamanho máximo recomendado de 350kb para que a plataforma aceite a mesma sem problemas, logo abaixo há o campo para inserir o Iframe do Vídeo no qual deverá ser inserido o “código de incorporação” do vídeo, segue print abaixo para auxilio, lembrando que para obter tal código deverá ser aberto o vídeo e posteriormente clique com o botão direito no próprio vídeo;
Atenção: As imagens utilizadas em seus produtos devem ser de boa qualidade, pois também é um fator determinante para a toma de decisão de compra do cliente, lembre-se de não utilizar imagens escuras, borras, imagens de baixa qualidade em geral!
1.8 – Nesta opção deverá ser inserido a quantidade de estoque que possui neste produto e ao lado há a opção para selecionar uma quantidade mínima de estoque para que quando atingir tal quantidade seja disparado um e-mail da plataforma para o e-mail cadastrado em Minha Loja >> Informações da Loja informando que o estoque chegou na quantidade mínima configurada;
1.9 – Peso e dimensões deverão ser cadastradas já do produto “embalado” e pronto para envio, pois estas informações serão utilizadas para fins de cálculo de Frete e Envio, ou seja, se forem cadastradas informações incorretas o valor calculado na loja virtual e o valor real cobrado nos Correios será divergente gerando via de regra gastos inesperados;
2 – O preenchimento destes campos é opcional, entretanto, para integrar seus produtos com os marketplaces é obrigatório ter preenchido o código EAN (Código de Barras), marca e código de referência, então, se tiver estas informações, preencha em seu produto.
2.1 – Serão apresentadas outras opções de características adicionais para o produto uma vez que as mesmas estiverem criadas em Produtos >> Características >> Gerenciar Cor e Característica e devidamente atrelada à categoria no qual encontra-se cadastrando o produto, a características é atrelada à categoria em Produtos >> Categorias >> Editar (categoria desejada);
Link do vídeo: http://recordit.co/E5wqm4P38B
Inclusão de Variações
2.2 – As variações são opcionais, caso trabalhe com produtos que contenham variações deverá selecionar se serão variações simples ou dupla, exemplos de variações simples, apenas cores, como Verde, Amarelo, Azul, de tamanho seria apenas P, M, 40, 42 e assim por diante, variação dupla seria Cor e Tamanho, Voltagem e Cor e assim por diante conforme demonstrado no print após item 2.5;
2.3 – Selecione o tipo da variação, como Tamanho, Cor, Couro e posteriormente selecione os valores de tais variações como Amarelo, Verde ou P, M ou Sintético, Original e assim por diante, lembrando de clicar na opção “Gerar Variações” ou tal configuração não terá validade;
2.4 – Após finalizar o item 2.3 serão apresentadas as variações abaixo, onde é obrigatório o cadastro do estoque em cada variação, o preço de venda é opcional, lembrando que ao cadastrar o preço de venda no produto principal e deixar em branco o preço de venda na variação será buscada o preço do produto principal;
2.5 – Poderá também incluir mais algumas configurações acessando “Exibir mais opções da Variação;
2.6 Se desejar poderá configurar também preço de custo, promoção e estoque mínimo para aviso e código EAN em cada variação;
2.7 Você poderá também cadastrar Imagens para as variações para que quando um cliente na variação desejada a foto de seu produto mude para que foi cadastrada diretamente na variação selecionada;
2.8 E por fim poderá cadastrar peso e dimensões para a variação, lembrando que somente é preciso cadastrar tal informação se forem diferentes das do produto principal, pois se for o mesmo peso e dimensões não é preciso cadastrá-las pois deixando em branco tais campos será buscada a informação de peso e dimensões do produto principal.
Obs: Somente serão apresentas as opções para cadastro informado no item 2.3 se as características estiverem criadas em Produtos >> Características >> Gerenciar Característica e Cor (não há necessidade de tais características estarem atreladas à categoria).
Fonte: Tray
No Comments
Leave a comment Cancel