1. Marketing

Cupom de Desconto

O Cupom de Desconto é um ótimo meio de fidelizar os clientes, como também, fazer novos clientes. Já imaginou fazer uma compra em uma loja virtual e receber desconto para a próxima compra? Bacana, não acha? Pois é, seu cliente também achará bacana se isto acontecer com ele em sua loja virtual. E para isto, a Tray oferece a ferramenta de “Cupom de Desconto“. Quer ver como funciona?

Vamos lá:

Atenção: Após um cupom de desconto ser utilizado por um cliente, somente será possível editar os seguintes itens:

  1. Descrição;
  2. Período de validade;
  3. Limites de uso;
  4. Desconto acumulativo;
  5. “Cupom para Clientes Específico” não poderá remover, nem acrescentar clientes atrelados ao cupom.

Acesse Marketing >> Cupom de Desconto >> Incluir Cupom de Desconto.

A primeira configuração é o tipo de cupom, sendo eles:

  • Cupom para toda loja, produtos, marcas ou categorias específicas
  • Cupom para Clientes Específicos
  • Cupom para troca de produtos
  • Para cadastrar um “Cupom para toda loja, produtos, marcas ou categorias específicas” ou “Cupom para clientes específicos” , basta seguir o passo a passo abaixo:
  • Código: Este é o código que de fato será utilizado para gerar o desconto para o cliente, você poderá inseri-lo manualmente ou mesmo clicar em “Gerar Código Aleatório“.
  • Descrição: Insira um texto para identificação do cupom, por exemplo “Cupom para primeira compra” ou “Cupom para Clientes Especiais”.
  • Período de Validade: Neste local você deverá definir a data inicial e final de validade para este cupom, caso não queira definir, basta marcar a opção “Utilizar Período Ilimitado“.
  • Desconto no Produto: Defina se o desconto será em % ou R$, e a quantidade, exemplo, R$10 ou 10%.
  • Desconto no Frete: Selecione a opção desejada para desconto no frete, lembrando que se selecionar “Aplicar Desconto no Frete“, poderá inserir desconto apenas em R$, já optando por “Aplicar Frete Grátis“, será solicitado que escolhe através de qual tabela cadastrada em sua loja será oferecido o frete grátis.
  • Limite de Uso: Neste campo, você irá definir quantas vezes este cupom poderá ser utilizado, exemplo, “10”, isto significa que ele poderá ser utilizado 10 vezes, e ao utilizar este limite ele se torna inválido (inativo). Poderá também optar por “Sem Limite de Uso“.

Atenção: A opção “Limite de Uso“, não considera apenas clientes diferentes ou quantidade de vezes utilizadas por cada cliente, e sim como um todo, ou seja, no exemplo acima de 10 unidades, poderiam ser utilizadas 5 vezes por um mesmo cliente e outras 5 por clientes diferente, como poderia ser utilizada 1 unica vez por 10 clientes diferente, mesmo assim o limite é atingido. Mais abaixo você verá como limitar por clientes.

  • Número Máximo de Utilizações Por Cliente: Neste campo você poderá definir quantas vezes cada cliente poderá utilizar o cupom de desconto. Diferente do item visto acima, neste é definido por cliente e não uma quantidade “geral”. Você poderá também optar por “Sem Limite de Uso“.
  • Limite de Desconto Acumulado: Aqui, você poderá definir uma quantidade máxima de desconto em R$ que este cupom irá oferecer, exemplo “R$500,00“, ao inserir este valor neste campo, significa que independente de quantas vezes o cupom for utilizado, o máximo de desconto acumulado que ele irá oferecer é de R$500. Ah! Você pode optar por “Sem Limite de Desconto Acumulado“.

Ficou com dúvidas sobre o desconto acumulado? Veja mais um exemplo: Imagine novamente que tenha inserido “R$500“, e que um cliente utilizou tal cupom, gerando para ele R$200 de desconto, significa que agora o cupom de desconto agora tem apenas R$300 de desconto disponível, aí veio mais um cliente e utilizou este mesmo cupom, que gerou R$250, agora o cupom terá apenas R$50 de desconto disponível para uma próxima utilização.

  • Faixa de Preço Total dos Produtos: Neste local poderá definir uma faixa de valor para que seja aplicado o cupom de desconto. Exemplo: De R$100 a R$500, significa que o cupom será válido para uso somente se o carrinho de compras estiver entre estes dois valores (desconsiderando o valor do frete) ou seja, apenas o valor dos produtos deverão estar entre esta faixa.
  • Desconto Cumulativo: Aqui você poderá optar por uma das duas opções:
    • Aplicar com Desconto Progressivo.
    • Não Aplicar com Desconto Progressivo.

Caso você tenha desconto progressivo configurado em sua loja virtual, você poderá definir através desta opção se será aplicado o desconto progressivo + o cupom de desconto, ou se o CUPOM DE DESCONTO não deverá ser aplicado junto com o desconto progressivo.

  • Aplicação do Cupom: Aqui você poderá optar por aplicar o cupom em “Toda a Loja“, “Produtos Específicos“, “Categorias Específicas” e “Marcas Específicas“.
  • Após selecionar uma das opções acima, você deverá selecionar as categorias, marcas ou produtos desejados.
  • Após isto, basta clicar em “Salvar“.

Pontos de Atenção:

  1. Ao incluir Cupom de Desconto para toda a loja, a divulgação do cupom não será feita de maneira automática, sendo preciso que inclua o código do cupom nos e-mails da loja, campanha de e-mail marketing ou mesmo através de banners.
  2. Ao incluir Cupom de Desconto para clientes específicos, será apresentada a lista dos clientes cadastrados onde deverá selecionar os clientes que serão contemplados com tal cupom, lembrando que haverá também uma opção para marcar “Enviar notificação ao cliente“, ou seja, será enviado um e-mail para os clientes selecionados informando que eles ganharam tal cupom de desconto.

Agora que já preencheu todos os campos corretamente basta no final da página clicar em “Salvar” .

Fonte: Tray

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