1. Ces_chef

Instalação e configuração CES_CHEFF

Faça o download do app no fórum da base de conhecimento. Acesse http://ceskb.csistemas.com.br/ e instale.

Depois de instalado o app, ele será aberto e serão solicitadas as
configurações de sincronização de dados:

  1. URL: IP do servidor em que está instalado o CES_DATA (exemplo 192.168.0.10);
  2. Porta: 6655 (Porta padrão. Caso esteja sendo utilizada outra porta, colocar aqui);
  3. Código da Filial: código da filial da qual serão gerenciadas as comandas. Verifique o código no cadastro de filiais.

Após preencher os dados pressione ícone de sincronizar. Os dados de produtos,
categorias, subcategorias, preparos, cartões e consumo de cartões serão baixados para o app. O botão “Reset” na tela é utilizado para limpar a base do app.
Após sincronizar volte para a tela de login. Selecione o usuário e digite a
senha (apenas funcionários ativos e com a opção PDA marcados aparecerão na listagem).

O app realizará a validação da senha e executará uma sincronização dos
cartões, para atualizar cartões abertos/fechados e seus consumos.

Na parte de baixo da tela existem os filtros “Todos”, “Livre” e “Consumo”.
Estes filtros exibem, todos os cartões, os que estão sem consumo, e os cartões que possuem algum consumo, respectivamente.
Na parte de cima da tela, temos as opções “Sincronia”, “Pendentes”, “Atualizar”, busca de cartões e “Abrir Cartão”.
Quando dentro do filtro “Consumo”, a opção detalhes mostra o detalhamento de consumo de um cartão. Para exibir, basta selecionar um cartão, dar dois cliques nele ou apertar o botão
“Detalhes”. A Figura abaixo ilustra o funcionamento desta tela.

Na parte de baixo da tela de detalhamento estão informações da comanda.
Os itens lançados são exibidos na lista, com informações como nome, quantidade, preço, data e hora do pedido do item e qual atendente registrou o pedido. Caso o item já tenha sido impresso após o envio, será exibida esta informação no item.
Quando o cliente solicita o cancelamento de um item, é necessário cancelar pelo monitor de comandas, e a informação que o item foi cancelado será exibida também.

  • O botão “Sincronia” redireciona para a tela de sincronização.
  • O botão “Atualizar” atualiza os cartões, os consumos e produtos que tenham sido alterados recentemente.
  • O botão “Pendentes” é um botão vermelho que aparece ao lado do botão de detalhamento de consumo, quando existem comandas pendentes de envio no aparelho.

Em alguns momentos, o aparelho não consegue sinal ou enfrenta uma falha
de rede e não consegue realizar o envio dos pedidos. Os pedidos ficam então gravados no aparelho e só serão enviados caso este botão seja acionado ou um novo pedido seja lançado.

A opção de busca de cartões faz a busca do número do cartão informado
entre os cartões abertos.
Caso o cartão informado não seja encontrado, ele poderá então ser aberto
utilizando o botão “Abrir Cartão”. Se o cartão já estiver aberto e a opção de abrir cartão for utilizada, será exibida uma mensagem informando que o cartão já está aberto, e a lista de cartões será atualizada.

Para registrar um pedido na comanda, selecione um cartão na lista e aperte o botão “+” deste cartão, conforme a tela abaixo.

Ao selecionar um produto e pressionar o botão “+”, será direcionado para a tela de edição de item para adicioná-lo na comanda.
Na listagem de categorias, selecione uma categoria e será direcionado para a tela de listagem de subcategorias.

Caso existam produtos que não tenham vínculo com subcategorias, serão exibidos junto com as subcategorias. Caso não tenham subcategorias
vinculadas à categoria selecionada, será direcionado diretamente para a tela de listagem de produtos.

A tela de listagem de subcategorias é muito parecida com a tela das categorias. O botão “Voltar”(seta no canto superior esquerdo) retorna à tela de categorias.

É importante lembrar que apenas serão exibidas as subcategorias nas quais, no cadastro, tenha sido feito o vínculo com a respectiva categoria.
Conforme na figura abaixo, selecione uma subcategoria.
Serão listados os produtos vinculados à subcategoria selecionada.

A figura seguinte mostra a tela de listagem de produtos. A tela conta com a
funcionalidade de busca de produtos e o botão “Voltar”(seta no canto superior esquerdo). A busca de produtos nesta tela permite que o usuário busque por um produto independente da categoria e/ou subcategoria. O botão “Voltar” retorna para a tela de listagem de subcategorias.

Após escolher um produto, pressione o botão “+”, conforme na figura abaixo.

Caso tenham sido cadastrado um ou mais preparos para o produto ou na
categoria do produto, eles serão exibidos na próxima tela na aba “Preparo”, como pode ser visto na próxima figura.

Caso o cliente opte por adicionar um ou mais dos preparos, basta selecioná-los na lista. Os preparos serão adicionados nas observações do item e sairão nas impressões da comanda caso tenha sido configurado para realizar a impressão.

É importante lembrar que estes preparos são adicionais que não são cobrados ou possuem custo para o cliente.

Nesta tela, o botão “Cancelar” retorna para a listagem de produtos.

Na aba “Quantidade”, pode ser editado a quantidade de itens
iguais que serão pedidos.

O botão “Incluir” efetivamente adiciona o produto à comanda e direciona
para a tela de listagem de itens da comanda, que pode ser vista na figura abaixo.

Nesta tela, todos os itens adicionados à comanda atual são listados. Caso o
cliente desista de algum item, poderá removê-lo pressionado o botão “X” no item que deseja remover. Caso desejar adicionar um novo item, basta pressionar o botão “+”, que será direcionado para a tela de categoria, onde o processo de seleção de item se reinicia.
Na parte de baixo da tela, é exibido o valor total do pedido atual na comanda no campo “Total Pedido”.
O campo “Mesa” indicará o número da mesa em que o cliente está. O campo
“Pessoas” indica a quantidade de pessoas presentes na mesa. São informações úteis para melhorar o controle das comandas e pedidos.
O botão “Enviar” envia o pedido e os itens para o web service, que o
encaminha para o monitor de comandas do CES Comanda.

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