A conciliação bancária é um processo contábil usado para garantir que os registros financeiros de uma empresa estejam alinhados com os registros do banco. Em outras palavras, é uma verificação que compara os extratos bancários com os registros contábeis da empresa para identificar e corrigir discrepâncias.
A conciliação bancária garante precisão financeira! Eliminando erros nos seus registros e extratos, economizando tempo e evitando surpresas. Permitindo assim o controle total sobre as finanças com um processo simples e eficaz.
Na imagem abaixo vemos o acesso a tela de Extrato bancário pelo menu.
Financeiro > Bancos > Extrato.

Será aberta a tela ‘Extrato bancário’. Veja na imagem abaixo:

Na tela do extrato bancário, todas as movimentações da conta corrente são exibidas de maneira correspondente a um extrato. No painel à esquerda estão todas as contas bancárias com movimentação são listadas.
No painel a direita temos o grid onde são apresentadas todas as movimentações de determinado período da conta corrente selecionada no painel a esquerda (o retângulo verde na vertical dentro do cartão, indica que a conta foi selecionada). No grid são exibidos os lançamentos já conciliados que estão com a fonte em negrito e são pintados na cor verde e os lançamentos não conciliados que estão na cor branca. Ao lado de cada linha é exibido um botão de editar, que irá editar o processo de cada lançamento mediante a senha do gerente.
Pela tela de edição do processo também é permitido o estorno do processo, no caso da conciliação bancária será excluído o processo e o lançamento da conciliação.
Nos cartões acima do grid estão os saldos do período informado no filtro: Saldo Inicial, Total de débitos, Total de créditos e o Saldo final.
Acima dos cartões, que mostram o total das movimentações para a conta corrente selecionada, estão os filtros que podem ser utilizados. Aqui está o que os botões fazem:
- 1 dia: lista as movimentações da conta corrente a partir da última movimentação menos 1 dia.
- 7 dias: lista as movimentações da conta corrente a partir da última movimentação menos 7 dias.
- 30 dias: lista as movimentações da conta corrente a partir da última movimentação menos 30 dias.
Para atualizar o filtro, você também pode usar o atalho do teclado, pressionando a tecla F5.
O botão de conciliação, que está no topo acima dos campos de filtro, leva ao monitor, onde a conciliação da conta corrente selecionada será feita.

A tela de Conciliação Bancária mostra todas as importações pendentes e as que foram conciliadas no período indicado no filtro. Também é exibido nessa tela a linha na cor amarela, quando for encontrado um lançamento que possa corresponder ao lançamento importado no extrato bancário.
No cabeçalho, acima da grade, temos:
- Botão ‘Importar .OFX’: Abre uma nova tela com os dados do arquivo *.OFX importado.
- Botão ‘Processar’: Realiza a conciliação dos lançamentos pendentes selecionados.
- ‘Período’: Usado como filtro para exibir os registros conciliados e pendentes de um determinado período.
- Botão ‘Filtrar’: Aplica o filtro nos registros relacionados à conta corrente e ao período selecionado.

Ao selecionar o arquivo desejado e clicar no botão ‘Abrir’, uma nova tela será aberta com os dados do arquivo selecionado.

A tela de Importação OFX apresenta uma grade onde todas as movimentações presentes no arquivo .OFX importado. No rodapé da grade, encontra-se o valor total da soma dos registros para aquele tipo de lançamento. Na imagem acima, o total dos débitos é de -10.955,06.
Logo acima da grade, são exibidos os dados do arquivo importado:
- Banco: Código da instituição bancária.
- Agência: Código da agência bancária.
- Conta: Número da conta bancária.
- Período: Período indicado no arquivo importado.
- Valor: Valor total do arquivo importado, considerando a soma dos Cheques, Créditos e Débitos.
Para editar ou adicionar uma nova expressão a um lançamento, clique no botão com o ícone de mais para adicionar, ou no ícone de lápis para editar. Isso abrirá a tela ‘Expressões’, com os dados correspondentes ao registro da linha selecionada para a ação, conforme demonstrado na imagem a seguir:

Na tela ‘Expressões’ são exibidos os campos:
- Banco: Nome do banco. (não pode ser alterado).
- Expressão: Expressão importada do arquivo. (não pode ser alterado).
- Tipo: Tipo da conta a ser vinculada e/ou já vinculada na expressão.
- Conta: Lista de contas referente ao Tipo selecionado.
A conta selecionada no campo Conta, é a que será vinculada a expressão quando for clicado no botão ‘Gravar’. Abaixo do campo conta:
- O botão ‘Cancelar’, cancela a expressão e fecha a tela ‘Expressões’.
- O botão ‘Gravar’, grava a expressão com os dados informados.
Na tela de ‘Importação OFX’:
- O botão ‘Cancelar’ cancela a importação do .OFX e fecha a tela ‘Importação OFX’
- O botão ‘Gravar’ grava os lançamentos importados e com expressão configurada.
É importante ressaltar que apenas lançamentos com expressão configurada serão importados.
Ao registrar as entradas na tela ‘Importação OFX’, todos os lançamentos pendentes de conciliação serão exibidos na tela ‘Conciliação Bancária’.

O lançamento que está pendente pode ser excluído pelo botão representado pelo ícone de menos(-), na última coluna da linha selecionada. Esta exclusão poderá ser feita somente mediante a senha do gerente. como demonstrado na imagem acima.

Na tela de conciliação bancária são apresentadas também com a linha em amarelo os lançamentos que forem encontrados lançamentos prováveis para a conciliação, com uma margem de 7 dias do lançamento do banco. Com um duplo clique sobre a linha, será aberta uma nova tela com o documento provável para conciliação, como representado na figura acima.

Na tela de documentos prováveis para a conciliação, basta selecionar o lançamento desejado e clicar em conciliar, então o documento será conciliando, vinculando o lançamento importado pelo extrato do lançamento financeiro do sistema.

Ao selecionar um ou mais registros e clicar no botão ‘Conciliar’, esses registros serão conciliados.
No Comments
Leave a comment Cancel