1. Ces_chef

Ativação e uso do CES_COMANDA e CES_CHEFF

Caso os cartões que estão sendo abertos já existam, eles ficarão em vermelho na listagem. Se mesmo assim pretender continuar com a abertura destes cartões, os antigos não serão afetados.

Objetivos Gerais

  • Este manual tem o objetivo de apresentar a sequência de passos para configuração, ativação e execução dos aplicativos CES COMANDA e CES CHEFF.
  • O CES Comanda é uma aplicação de gerenciamento de comandas, sendo parte integrante da ferramenta CES ADM. Para que o CES Comanda funcione, é necessário ativá-lo dentro do CES ADM. No próximo capítulo será mostrado como é feita esta configuração.
  • O CES Cheff é um aplicativo para dispositivos móveis, o qual é utilizado para registrar e enviar os pedidos de clientes direto na mesa, de forma a substituir a comanda escrita e o processo manual envolvido.
  • O CES Comanda pode ser utilizado sem o CES Cheff, porém o CES Cheff dependende do CES Comanda para poder ser utilizado.

Requisitos

  • Para que o CES Comanda seja utilizado, é necessário ter o CES Adm instalado na máquina e uma licença vigente do CES Adm.
  • Caso um cliente opte por utilizar o CES Cheff, alguns outros requisitos devem ser seguidos para que o funcionamento do aplicativo ocorra sem problemas.
  • O primeiro requisito refere-se à configuração de uma máquina para ser utilizada para realizar a comunicação entre o CES Cheff e o CES Comanda. Nesta máquina deverá ser instalado o CES DATA, que é um aplicativo web service que realiza a comunicação entre as ferramentas. O importante deste requisito é que, através dessa máquina, o banco de dados ou servidor contendo o banco de dados esteja acessível para o CES Data.
  • Para utilizar o CES Data, há um manual à parte explicando de forma completa a sua instalação e configuração.
  • O segundo requisito é referente à rede de comunicação.
  • Para o funcionamento do CES Cheff nos tablets e celulares, é importante que no cliente seja configurada uma rede interna (intranet) a partir do servidor ou máquina e independente da rede de internet de clientes, para que o uso seja exclusivo por estes dispositivos. Desta forma evitará diversos problemas de comunicação e flutuação de estabilidade de rede entre os dispositivos e o servidor.
  • O procedimento indicado é configurar um roteador para a internet e outro para a rede interna. Caso o servidor seja também uma máquina de uso comum, será necessário instalar duas placas de rede diferentes na máquina.
  • No servidor será necessário adicionar ao firewall as regras de exceção para o CES Data, na porta 6655. Uma outra solução que não recomendamos é desativar o firewall, porém esteja ciente das questões de segurança envolvidas com esta opção (além disso, algumas vezes o Windows atualiza e reativa o firewall, sendo necessário desativá-lo manualmente outra vez). Caso não sejam adicionas as exceções ou não seja desativado o firewall, a comunicação dos dispositivos com o servidor será bloqueada.

Ativando e utilizando a Comanda

O primeiro passo é habilitar o uso do módulo da comanda dentro do CES
Adm. Para isso, realize o login no CES Adm, e em seguida entre nos parâmetros da empresa, seguindo em “Cadastros” → “Empresa” → “Parâmetros”.

Na tela dos parâmetros, no menu lateral esquerdo, clique e expanda a opção “COMERCIAL”, e em seguida procure pela opção “Comanda” e abrirão as configurações do módulo de comanda. Dentro destas configurações deverá ser marcada a configuração “Usar Comanda” para habilitar o uso do módulo. As demais configurações poderão ser marcadas conforme as necessidades do cliente. A Figura a seguir ilustra o procedimento.

Abertura de comandas

A abertura de cartões pode ser feita de duas formas: através da portaria e pela abertura em lote.

A abertura pela portaria ocorre quando a entrega do cartão ocorre na entrada de um estabelecimento, sendo entregue um cartão por pessoa. Neste formato, é aberto um cartão por vez, e podem ser adicionadas informações do cliente para fins de identificação e controle. A Figura abaixo exemplifica o processo. A opção pode ser acessada pelo CES Adm em “Comercial” → “Comanda” → “Portaria”.

Após especificar o cartão e seu limite máximo de consumo, observe que
podem ser inseridas informações do cliente como telefone, CPF, nome e email. O campo “Consumação” refere-se a um valor mínimo que o cliente deve pagar para entrar no estabelecimento. Este valor, porém, será convertido em consumo e, mesmo que o cliente não utilize todo o saldo, não poderá ser retornado o valor restante ao finalizar o cartão.
A outra opção de abertura de cartões é a abertura em lote. Nesta opção
podem ser abertos vários cartões ao mesmo tempo, todos com o mesmo limite de consumo especificado e respeitando a configuração de limite máximo de cartões para abertura em lote. As Figuras abaixo ilustram o processo. A opção pode ser acessada em “Comercial” → “Comanda” → “Abertura em lote”.

O campo “Cartão inicial” e “Cartão final” definem qual é o número do primeiro cartão que está sendo aberto e o número do último cartão que será aberto, respectivamente. Subtraindo um pelo outro temos a quantidade de cartões que estão sendo abertos. O campo “Limite” estabelece o valor do limite de consumo para os cartões que estão sendo abertos. Após definir esses campos, clique em “Listar” para criar os cartões, e depois em “Abrir” para gravá-los na base de dados.

Monitor de cartões e comandas

O monitor de comandas mantém atualizadas as informações das comandas e cartões abertos no sistema. É possível acessar um cartão e verificar as informações da comanda, informações sobre o consumo e realizar pedidos. As Figuras abaixo ilustram o monitor de comandas. O monitor de comanda pode ser acessado em “Comercial → Comanda → Lançamento”.

Configuração Categoria e Sub-categorias

As categorias podem ser adicionadas acessando “Cadastros → Comanda
→ Categorias”.

Será aberta a lista de categorias existentes. Caso deseje editar uma
categoria, basta selecioná-la e ir em “Editar”. Para adicionar uma nova, basta ir em “Novo” e inserir as informações da categoria.

Com as subcategorias o processo é similar. Acesse “Cadastros →
Comanda → Categorias-sub” e edite ou adicione uma nova subcategoria,
inserindo as informações pertinentes. É importante que no cadastro da subcategoria seja feito o vínculo da subcategoria com a respectiva categoria a qual deve pertencer, utilizando o campo “Categoria” ou a busca de categoria. Caso não seja feito este processo, as subcategorias não aparecerão no CES Cheff.

Impressão de comandas

Ao adicionar uma nova subcategoria ou editá-la, existirá uma aba
denominada “Impressão”. Acesse esta aba para configurar as impressões das comandas. A Figura abaixo ilustra a tela.

Poderão ser cadastrados setores para vincular as impressoras a setores
específicos (por exemplo: cozinha, balcão), porém não é um recurso obrigatório. Na impressão, basta selecionar a impressora que fará a impressão, selecionar a filial, e realizar o vínculo através do botão “Vincular”. O botão “Gravar” persiste o cadastro na base.
Quando é realizado um pedido de um produto pertencente à subcategoria, o item é enviado para a impressora especificada o cadastro, de acordo com a filial e setor definidos. Desta forma, um lanche será encaminhado para a cozinha, por exemplo, quando uma comanda chegar ao monitor com o pedido do mesmo.

Depois de configuradas as impressões para as subcategorias, é necessário
que o monitor de comanda fique aberto para identificar os itens e encaminhar para a impressora os pedidos.

Habilitando e utilizando o CES_CHEFF

Para utilizar o CES Cheff, será necessário definir os produtos, as categorias
e/ou subcategorias de produtos, definir os preparos de produtos casa houver, e marcar os atendentes que serão enviados para o dispositivo móvel. Depois de realizar estas configurações, o CES Cheff poderá ser instalado e configurado para uso.

Configurando os produtos

Para cada produto que será enviado para o CES Cheff, deve-se verificar no
seu cadastro no CES Adm se o mesmo está marcado como ativo (‘S’) e se a opção “Enviar W. Service” está ativa, conforme a figura a seguir.

Configurando categorias e sub-categorias

Ainda na tela de cadastro de produto, verifique se há uma categoria definida para o produto. Caso o produto não possua categoria, ele não será exibido no CES Cheff. A subcategoria não é obrigatória, porém sem ela as impressões de comanda não sairão.

Quanto às categorias e subcategorias propriamente ditas, é recomendado ter no máximo nove categorias e no máximo nove subcategorias para cada categoria (total de 9 categorias e 81 subcategorias). Desta forma, a agilidade do uso do atendente no CES Cheff vai melhorar muito, pois não será necessário ficar escrollando a tela do aparelho para encontrar uma categoria, e depois uma subcategoria, e depois o produto desejado, pois esse processo leva um tempo considerável quando se está retirando o pedido do cliente.

Um exemplo de como podem ser configuradas as categorias e subcategorias
pode ser visto na tabela a seguir.

Configurando preparos

Os preparos são adicionais sem custo que podem ser configurados para os
produtos. Um exemplo seria limão e gelo para bebidas ou maionese para lanches.
Eles podem ser configurados tanto para uma categoria, podendo ser utilizados por todos os produtos pertencentes àquela categoria, quanto podem ser configurados por produto. Não é obrigatório cadastrar os preparos, eles apenas auxiliam no processo de preparação do produto.

Para configurar preparos por categoria, acesse no CES Adm o menu de
categorias da comanda. Vá em “Cadastros” → “Comanda” → “Categorias” para acessá-lo. Abrirá uma tela igual à da figura abaixo.

Na sequência, acesse a aba “Preparos”. A tela seguinte aparecerá.

Para cadastrar um novo preparo, clique no botão do “+” e uma nova janela
abrirá. Insira o nome do preparo e aperte em “Gravar”.

Os preparos por produto seguem a mesma lógica. Para configurar acesse o
menu de produtos da comanda. Vá em “Cadastros” → “Comanda” → “Produtos”.
Pesquise pelo produto desejado e edite-o. Acesse a aba de preparos e configure os preparos da mesma forma que os preparos por categoria.

Configurando atendentes

Para entrar no CES Cheff, é necessário realizar o login com um atendente.
Isso é feito para que as comandas registradas fiquem vinculados ao atendente que as registrou. Para habilitar que funcionários sejam atendentes no CES Cheff, será necessário ativar a opção no cadastro de funcionários.
Para isso, acesse no CES Adm “Cadastros” → “Funcionários”, escolha o
funcionário e depois em editar o cadastro. Para o funcionário ir para o CES Cheff como atendente é necessário que o mesmo esteja ativo e com a opção “PDA” marcada, conforme na figura a seguir.

Comments to: Ativação e uso do CES_COMANDA e CES_CHEFF